3 exercícios de conversação em português

Exercícios de conversação em português

Precisa de melhorar as suas competências orais em português, mas não sabe como pode fazê-lo? Dá aulas de português, mas não tem ideias de exercícios de conversação em português? Se está numa destas situações, deve continuar a ler este artigo.

Esta semana, partilhamos consigo 3 exercícios de conversação em português para diferentes níveis de língua.

3 EXERCÍCIOS DE CONVERSAÇÃO EM PORTUGUÊS

1- AS PALAVRAS PROIBIDAS

O primeiro exercício consiste em descrever uma imagem, evitando um conjunto de palavras previamente dadas, tal como no exercício abaixo apresentado.

Se está a aprender português, pode fazer este exercício com um grupo de amigos ou colegas que esteja também a aprender esta língua. Nesse caso, cada um dos elementos do grupo deve selecionar uma imagem e escrever 5 a 10 palavras proibidas na descrição da imagem. Em seguida, deve passar a imagem a outro elemento do grupo, para que seja feita a descrição.

2- CONTE A HISTÓRIA

O segundo exercício que propomos também tem como base a imagem. Neste exercício, o objetivo é contar a história que parece ser revelada por um conjunto de imagens. Neste exercício, pode libertar a sua criatividade! Por exemplo, a partir da imagem abaixo apresentada, será possível praticar o vocabulário da apresentação pessoal, nomeadamente as nacionalidades, as profissões, a família e o vocabulário das cidades. Poderá encontrar outro exercício deste tipo neste artigo do blogue.

3- O ADVOGADO DE DEFESA

O último exercício que propomos é particularmente interessante para os níveis mais avançados e consiste em imaginar-se no papel de advogado de defesa de um criminoso.

Em primeiro lugar, precisa de saber qual é o crime (pode escolher, por exemplo, um crime mediático) e explorar todos os argumentos de defesa do alegado criminoso, interagindo com alguém que desempenhe o papel de juiz.

No exemplo que apresentamos abaixo, inspirámo-nos no livro Crónica dos Bons Malandros, de Mário Zambujal (adaptado a série pelo canal televisivo português RTP1), e propomos três situações diferentes para o desenvolvimento da argumentação de defesa.

Estes são alguns exemplos de exercícios de conversação em português, cujo modelo reproduzimos, com grande sucesso, nas nossas aulas online, em particular nas aulas de conversação (saiba mais aqui). Se quiser experimentá-los na prática e entender como funcionam estas dinâmicas, agende já uma aula grátis do Falar Português (clique aqui)!

Continue a receber conteúdos exclusivos do Falar Português, subscrevendo a nossa newsletter! Durante o mês de fevereiro de 2021, dedicaremos as nossas newsletters a dicas sobre a pronúncia do português europeu.