5 pedidos ao Pai Natal para melhorar o seu português

5 pedidos ao pai natal para melhorar o seu português

Nestas últimas semanas de 2020, a poucos dias do Natal, começamos a pensar nos presentes que gostaríamos de receber e nos desejos para o novo ano que se aproxima.

Como sabe, no Falar Português, temos a missão de ajudar cada vez mais pessoas a melhorar a sua fluência em língua portuguesa e é com alguma preocupação que percebemos que, muitas vezes, o desejo de investir na aprendizagem do português não é cumprido ao longo do ano. As razões são muito diversificadas e nós já falámos sobre elas aqui no blogue, no Facebook e no Instagram.

Neste artigo, não nos focaremos nos problemas, mas sim nas soluções! Por essa razão, damos-lhe uma ajuda na redação da carta ao Pai Natal e sugerimos-lhe 5 pedidos ao Pai Natal para melhorar o seu português! Não se esqueça de incluir, pelo menos, um destes pedidos na sua carta!

1 – Compromisso

Compromisso é o primeiro e o mais importante pedido que deve fazer não só para melhorar o seu português, mas também para alcançar todos os outros objetivos da sua vida.

Desejar a melhoria do seu português é um excelente passo, mas, se não se comprometer com as tarefas que podem conduzi-lo(a) ao sucesso, provavelmente, o seu português não vai melhorar. Por isso, peça ajuda ao Pai Natal para criar o compromisso de praticar português todos os dias, durante 5 a 15 minutos. Se precisa de ajuda para gerir o seu tempo, pode descarregar gratuitamente a agenda semanal Português em Dia, do Falar Português, que lhe dá exemplos concretos de tarefas e sugestões de atividades gratuitas. Clique na imagem!

2 – Um livro, um filme e/ou um CD em português

Se gosta de ler, de ouvir música e/ou de ver filmes, pode aproveitar a época natalícia para pedir um livro, um filme e/ou um CD em português.

Para encontrar algumas opções gratuitas, pode explorar as obras literárias da Biblioteca Digital do Camões, I. P. (aqui). Na música, pode, igualmente, ouvir a playlist do Falar Português no Spotify (aqui) e, se fizer uma pesquisa rápida no Youtube, encontrará também alguns filmes em língua portuguesa.

Se o Pai Natal for um pouco mais generoso consigo e quiser investir num livro, filme ou CD mais recente e na sua versão física, pode encontrar diversas opções aqui e aqui.

3 – Material didático de português para estrangeiros

Para ajudá-lo(a) a organizar o seu estudo e a criar um compromisso com a melhoria do seu português, peça ao Pai Natal que lhe ofereça material didático de português para estrangeiros.

Alguns exemplos de material didático são os recursos disponibilizados pelo Falar Português, de forma gratuita, ao longo de todo o ano (veja aqui). Além desses recursos, destacamos também o primeiro produto do Falar Português: o pack de jogos A Jogar, Eu Entendo… O Modo Indicativo. Se quer praticar a conjugação de verbos no modo indicativo, de forma descontraída e divertida, este pack de jogos é ideal para si. Clique na imagem para saber mais!

Para ver mais sugestões de materiais didáticos para estudar a gramática do português, leia este artigo.

4 – Grupos informais de conversação

Uma das soluções para praticar português e melhorar a expressão oral é a participação em grupos informais de conversação. Existem diversos grupos de conversação nas redes sociais e, em algumas cidades, poderá também encontrar sessões de conversação, por exemplo, em cafés.

No Falar Português, organizamos, com alguma frequência, grupos de conversação informais e gratuitos e também já apresentámos algumas sugestões para a organização deste tipo de tertúlias neste artigo.

Se quiser participar num grupo informal de conversação e saber mais sobre o Natal em Portugal, deve aproveitar a MASTERCLASS GRÁTIS | ESPECIAL NATAL do Falar Português, que terá lugar no dia 19 de dezembro de 2020, às 15h (de Lisboa), via Zoom. Inscreva-se já aqui e saiba mais no evento de Facebook.

5 – Ajuda profissional

Finalmente, se sente que já não consegue ou não sabe como melhorar o seu português sem ajuda, peça ao Pai Natal que lhe ofereça a ajuda profissional de que necessita. Podem ser aulas de português, cursos online ou serviços de tutoria. O mais importante é que essa ajuda profissional resolva os seus problemas!

Se precisa deste tipo de ajuda, aproveite a CAMPANHA DE NATAL DO FALAR PORTUGUÊS e peça ao Pai Natal que lhe dê um cheque-oferta no valor de uma ou mais aulas do Falar Português. Além das aulas, receberá também como BÓNUS o pack de jogos A Jogar, Eu Entendo… O Modo Indicativo. Clique na imagem para saber mais!

Agora que já tem sugestões de 5 pedidos ao Pai Natal para melhorar o seu português, está na hora de escrever a carta e esperar que as ofertas cheguem à sua casa!

Para continuar a receber mais materiais exclusivos e sugestões para melhorar o seu português, subscreva a nossa newsletter!