7 conselhos para gerir o tempo de estudo do português

7 conselhos para gerir o tempo de estudo do português

No Falar Português, trabalhamos, sobretudo, com alunos adultos em idade ativa, por isso uma gestão eficiente do tempo é, muitas vezes, uma dificuldade para estas pessoas.

Por essa razão, neste artigo, apresentamos-lhe 7 conselhos para gerir o tempo de estudo do português, de forma mais eficiente e motivadora.

7 conselhos para gerir o tempo de estudo do português

Nota prévia

A gestão de tempo é cada vez mais importante, numa época em que o ritmo de vida é muito acelerado. No estudo do português e de qualquer outra língua estrangeira, é particularmente importante, porque a chamada “falta de tempo” é uma das principais causas de desmotivação, frustração e, por vezes, desistência, ao longo do processo de aquisição de uma língua em idade adulta.

O mais grave é que, em grande parte dos casos, estas consequências poderiam ser evitadas com organização e com um ajuste das expetativas à sua realidade. Vamos, então, conhecer os 7 conselhos que poderão ajudá-lo(a) numa melhor gestão deste recurso precioso: o tempo!

1. Identifique os tempos livres na sua agenda

Na sua vida diária, costuma usar uma agenda? Se já usa uma agenda física ou virtual, identifique todos os momentos do dia em que, habitualmente, está livre. Se não usa agenda, registe a sua rotina, durante uma semana.

Consegue encontrar alguma regularidade? Há algum momento do dia ou da semana em que não tem absolutamente nada para fazer? Quando dizemos “nada”, significa realmente “nada”! As horas em que está a dormir são consideradas horas ocupadas porque, para ter sucesso em qualquer área da sua vida, é essencial descansar!

2. Faça uma lista de todas as suas atividades de tempos livres

Depois de ter identificado todos os seus tempos livres, faça uma lista de todas as atividades que gostaria de fazer nesses tempos livres. Além do estudo do português, é tudo permitido: correr, nadar, fazer sudoku, deitar-se no sofá a olhar para teto…

3. Ordene as suas atividades de tempos livres por prioridades

Observe a lista das suas atividades de tempos livres e ordene essas atividades, numa lógica de prioridades e de importância na sua vida. Quanto mais prioritária e importante for a atividade, mais tempo lhe deverá dedicar.

4. Defina o tempo a dedicar ao português por dia, por semana e por mês

O estudo do português está em primeiro lugar na sua lista de atividades de tempos livres? Dentro de todas as horas livres da sua semana, quanto tempo pode dedicar ao estudo do português? Todas as respostas são possíveis, desde 15 minutos a 15 horas!

O que nós sugerimos é que divida esse tempo por 5, 6 ou 7 dias da semana e que calcule também o tempo mensal a dedicar ao português. Com estes cálculos, o objetivo não é ter um horário rígido, mas sim ganhar flexibilidade! Dessa forma, vai entender que pode dedicar muito pouco tempo diário ao estudo do português e, nas semanas mais atarefadas, pode também ter uma noção do tempo de estudo que tem de recuperar.

5. Bloqueie um horário ou vários horários na sua agenda semanal para estudar português

Para muitas pessoas, as tarefas que não estão na agenda são tarefas difíceis de cumprir, porque são sempre substituídas por outros compromissos ou por atividades muito pouco produtivas.

Se esse é o seu caso, bloqueie um ou vários horários na sua agenda semanal para estudar português. Esse horário pode ser para uma aula ou pode ser, simplesmente, para ver um filme ou ler um livro em português.

6. Escolha uma modalidade de estudo ajustada ao seu tempo livre

Depois de analisar quanto tempo por semana consegue dedicar ao português, escolha uma modalidade de estudo adequada às suas disponibilidades. Em função das suas disponibilidades, poderá optar por uma modalidade mais autónoma (como esta), por uma modalidade híbrida (como nos Cursos Híbridos de Português para Estrangeiros do Falar Português) ou por uma modalidade acompanhada (como acontece nas aulas síncronas).

7. Mantenha-se abaixo do seu limite e não se frustre!

Voltemos ao conselho nº 4! Quando está a definir o tempo que pode dedicar ao português, é preferível que seja realista e que baixe um pouco as suas expetativas. Se tem 3 horas semanais disponíveis, pense também qual é o tempo realmente livre nas suas semanas mais ocupadas. São 2 horas? São 2,5 horas? Então, escolha esse número mais baixo e, quando tiver mais tempo livre, poderá fazer algo mais.

É preferível manter-se abaixo do seu limite do que começar a sentir frustração e desmotivação, depois de várias semanas sem estudar português ou a estudar menos tempo do que gostaria.

No Falar Português, nós temos a prova de que o compromisso de fazer atividades rápidas e apenas uma vez por semana é um ótimo complemento a um estudo mais intensivo do português, mas pode funcionar também muito bem como estratégia de estudo regular da língua. Na Comunidade Falar Português, ao analisarmos as estatísticas, percebemos que os membros da comunidade têm um nível de empenho alto, realizando todas as atividades ou a maioria delas.

Sabe qual é a fórmula da Comunidade Falar Português?

A Comunidade Falar Português é uma área de membros que lhe dá acesso a 4 conjuntos de atividades por mês, incluindo uma aula de gramática em direto (e com gravação), e também a todas as gravações das Aulas de Português Real, dedicadas às características da linguagem corrente e informal dos portugueses. Na Modalidade Premium, os membros da Comunidade Falar Português têm também acesso ao clube de conversação mensal Blá, blá, blá. Clique aqui para saber mais!

Para começar a gerir melhor o seu tempo, aproveite e peça já gratuitamente o Plano de Estudo Mensal de Português para Estudantes sem Tempo! Clique aqui e peça o seu.

Para receber mais dicas e materiais exclusivos, subscreva a newsletter do Falar Português aqui!

Leave a Reply