A regência verbal em português

Regência verbal em português

Em português, alguns verbos surgem acompanhados de preposições. Por vezes, a seleção dessas preposições, ou seja, a escolha da regência verbal em português, não é fácil e, normalmente, exige alguma prática.

Embora possa parecer demasiado difícil, saiba que deve ter muita atenção à regência verbal, uma vez que a alteração da preposição que acompanha o verbo pode, em alguns casos, alterar o sentido da frase.

Para facilitar a memorização de algumas regências verbais em português, explore o conjunto de atividades que preparámos para si!

As preposições que acompanham os verbos

Neste artigo, vamos apresentar-lhe um conjunto de verbos que podem ser acompanhados pelas preposições a, de, com ou por.

Leia o texto que se segue e identifique todos os verbos que têm regência verbal a, de, com ou por.

A partir do exercício anterior, faça a correspondência entre os verbos e as preposições que os acompanham.

Regência verbal em português: exercícios

Está na hora de passar à prática! Agora que já conhece a regência verbal de alguns verbos do português, pratique os seus conhecimentos com os exercícios que se seguem.

Diga-nos nos comentários se conhece outros verbos com regência verbal a, de, com ou por, e informe-nos se este conteúdo foi útil para si!

Continue a expandir os seus conhecimentos de língua portuguesa com os recursos didáticos gratuitos do Falar Português (disponíveis aqui) e subscreva a nossa newsletter para receber mais conteúdos exclusivos e dicas para melhorar o seu português!

Se quer melhorar o seu português mas pensa que não tem tempo suficiente para investir nessa missão, nós ajudamo-lo(a) a organizar-se e a fazer da língua portuguesa uma prioridade. Descarregue gratuitamente a agenda semanal Português em Dia!