A vindima: uma tradição portuguesa

vindima

Em Portugal, o mês de setembro é marcado por uma das tradições mais antigas e célebres: a vindima!

O que é a vindima? A vindima é a colheita de uvas para produção de vinho. Por vezes, a palavra vindima refere-se ao período de tempo que decorre entre a colheita das uvas e a produção do vinho.

Como Portugal é conhecido pelos seus vinhos, é natural que este período tenha grande importância. Por vezes, este é um período de festa que reúne famílias e amigos.

Para celebrar esta tradição portuguesa, apresentamos-lhe atividades didáticas sobre o vocabulário associado à vindima e sobre provérbios portugueses relacionados com esta prática agrícola.

A vindima: vocabulário

Para entender melhor o universo da vindima e saber falar sobre esta tradição portuguesa, precisa de conhecer algumas palavras básicas.

Verifique se entende o significado das seguintes palavras:

adega, barris, parra, uvas, videira, vinha, vinho

Ainda tem algumas dúvidas? Na atividade seguinte, encontra as imagens que ilustram cada uma das palavras apresentadas. Realize a atividade e esclareça as suas dúvidas!

Provérbios portugueses associados à vinha e ao vinho

A – Complete as frases com algum do vocabulário da atividade anterior e descubra provérbios portugueses associados à vinha e ao vinho.

B – Agora que já descobriu os cinco provérbios, explore o significado de cada um deles.

E no seu país? Existem tradições ligadas à colheita de uvas. Conte-nos nos comentários.

Para expandir os seus conhecimentos de português, explore os recursos didáticos gratuitos do Falar Português (clique aqui).

Se precisa de organização e disciplina para praticar português diariamente, descarregue gratuitamente a agenda semanal Português em Dia. Clique na imagem e receba já este recurso!

Conheça as novidades Falar Português antes de toda a gente e receba conteúdos exclusivos todas as semanas, subscrevendo a nossa newsletter!