Acentos gráficos e pronúncia do português europeu

acentos gráficos e pronúncia do português europeu

Provavelmente, já entendeu que os professores de português são muitos exigentes com a colocação de acentos gráficos na escrita.

Por vezes, os alunos do Falar Português resistem um pouco às correções de acentuação, porque acreditam que esses erros não têm nenhuma influência negativa na comunicação oral. Mas, será sempre assim?

Lembre-se de duas coisas muito importantes: (1) os acentos gráficos ajudam-nos a saber como pronunciar corretamente uma palavra; (2) algumas palavras só se distinguem pela presença ou ausência de acento gráficoexemplo: dúvida (nome); duvida (verbo na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo).

Para entender melhor a relação entre acentos gráficos e pronúncia do português europeu, neste artigo, apresentamos-lhe três acentos gráficos: o acento agudo (´), o acento grave (`) e o acento circunflexo (^).

I – OS ACENTOS

1 – Acento agudo (´)

O acento agudo (´) identifica uma sílaba tónica com uma vogal baixa (ou aberta) ou um ditongo oral no qual o primeiro som corresponde a uma vogal baixa (quando a palavra tem como sílaba tónica a última sílaba). Este acento pode também identificar uma sílaba tónica com a vogal /i/ ou /u/.

Exemplos: árvore, rói, início, último.

2 – Acento grave (`)

Em português, o acento grave (`) utiliza-se exclusivamente para assinalar a contração da preposição a com os determinantes artigos definidos a/as e com os demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo.

Exemplos:

(1) Ele foi à praia.

(2) Nós fomos àquele museu.

(3) Eu vou àquela exposição.

(4) Ninguém volta àquilo que já foi.

3 – Acento circunflexo (^)

O acento circunflexo (^) permite-nos saber que as vogais <a>, <e>, <o> são vogais médias (não são abertas nem fechadas).

Exemplos: câmara, lê, avô

II – PRATIQUE!

Descubra quais são os acentos gráficos em falta nas palavras da atividade que se segue.

Agora que já conhece a importante relação entre os acentos gráficos e a pronúncia do português europeu, deve continuar a praticar. Encontre aqui algumas atividades que podem ajudá-lo(a).

Quer aprender mais e melhorar de forma eficaz e definitiva a sua pronúncia do português europeu? Inscreva-se já no Curso Online de Pronúncia do Português Europeu. Faça o curso ao seu ritmo e tenha acesso ilimitado a todas as aulas e materiais! Clique na imagem para saber mais.

Para continuar a receber mais dicas e materiais exclusivos, subscreva a newsletter do Falar Português!