(Ainda) sobre o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No passado dia 10 de junho, celebrou-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre o significado desta data e sobre a forma como é celebrada. No fim, poderá ainda testar os seus conhecimentos sobre esta celebração.

1 – Porquê dia 10 de junho?

O dia 10 de junho foi escolhido como data da celebração da festa nacional de Portugal, por ser a data em que se celebra a morte do poeta Luís Vaz de Camões, falecido em 1580.

2 – Qual a importância do poeta Luís Vaz de Camões?

De facto, nem todos os poetas merecem que a data da sua morte se transforme em celebração nacional. Camões, poeta oficial da pátria, teve esta honra por ter sido o autor de uma importante epopeia: Os Lusíadas. Imitando o estilo Grego e Latino, este poema épico elogia e imortaliza os feitos heróicos dos Portugueses, durante as viagens marítimas da época dos Descobrimentos. Esta obra foi muito importante para a afirmação da língua portuguesa, uma vez que, na época, a língua da erudição era o latim.

Uma das estrofes d’Os Lusíadas mais facilmente reconhecidas é a seguinte:

As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
(Canto I, est. 1)

No dia 10 de junho de 2020, o ator português António Fonseca fez uma leitura dramatizada d’Os Lusíadas no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. Intitulada “Os Lusíadas como nunca os ouviu”, esta maratona de leitura pode ser revista aqui.

3 – As Comunidades Portuguesas

As aventuras dos Portugueses pelo Mundo não terminaram na época dos Descobrimentos. Ao longo dos séculos, foram criadas comunidades de Portugueses e lusodescendentes em diferentes países. No dia 10 de junho, essas comunidades são também lembradas e envolvidas nas celebrações. Para descobrir quais as principais comunidades portuguesas e as suas dimensões, explore o mapa que se segue.

4 – Celebrações do 10 de junho

Todos os anos é escolhida uma cidade portuguesa para acolher as comemorações oficiais do dia 10 de junho. Essa celebração é presidida pelo Presidente da República Portuguesa e nela estão presentes algumas das figuras mais ilustres do País (Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, ministros, embaixadores). Nas comemorações oficiais, são realizadas algumas cerimónias militares e de entrega de condecorações a personalidades que se destacaram. Desde 2016, as comemorações oficiais do 10 de junho têm sido realizadas numa cidade portuguesa e numa cidade de um país estrangeiro. Em 2020, as comemorações do 10 de junho deveriam ter sido realizadas na Região Autónoma da Madeira (Portugal) e na África do Sul, mas foram canceladas devido à pandemia de COVID-19.

Para saber como decorrem, habitualmente, as comemorações oficiais, veja aqui o vídeo da cerimónia de 2019.

Se acompanha o Falar Português, sabe que gostamos de propor desafios aos nossos leitores. Esta semana não é exceção, por isso deixamos-lhe um questionário breve para testar os seus conhecimentos sobre o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Para não perder nenhum dos nossos conteúdos exclusivos sobre a língua e a cultura portuguesas, subscreva a nossa newsletter.

Subscreva a newsletter