Aprenda a argumentar em português

Argumentar em português

Saber argumentar em português é muito importante a partir do nível intermédio. Sabia que um dos critérios que distinguem um falante de português do nível B1 de um falante do nível B2 é a eficácia da argumentação? É verdade!

Quando se fala de argumentar em português, provavelmente, pensa num debate. Sim, esse é um excelente exercício de argumentação, mas também pode ser um exercício muito complexo e que gera muita ansiedade.

Se está a começar a aprender a argumentar em português, este artigo é para si! As tarefas que temos para si são mais fáceis do que participar num debate! Já pensou que uma conversa entre amigos também pode ser um poderoso exercício de argumentação. Sim, é verdade! Por essa razão, propomos que aprenda a argumentar em português a partir de um diálogo informal.

Neste artigo, encontra:

Argumentar em português: um diálogo informal

Oiça e leia o diálogo informal entre duas amigas e descubra como argumentar em português:

  • A IDA AO CINEMA

A Ana e a Sofia estão a negociar uma ida ao cinema. Parece que uma das amigas tem uma nova proposta…

Ana: Olá, Sofia! Está tudo bem?

Sofia: Olá, Ana! Estou bem e tu?

Ana: Ainda bem que te encontro! Temos de falar sobre a ida ao cinema no sábado à tarde. Está confirmada?

Sofia: Sim, é verdade! Tenho tido muito trabalho, por isso ainda não tinha conseguido falar contigo. Estive a pensar melhor e… não me parece boa ideia ir ao cinema no sábado.

Ana: Porquê? Já estamos a tentar combinar uma ida ao cinema há tanto tempo! E até escolhemos o teu dia livre…

Sofia: Tens razão, mas eu não acho que seja boa ideia ir ao cinema na tarde de sábado porque vai estar muito calor…

Ana: E…?

Sofia: … e eu preferia aproveitar esse dia para fazer uma atividade ao ar livre. Podíamos ir à praia, por exemplo.

argumentar em português

Ana: Sim, vai estar muito bom tempo, mas este filme só vai estar em exibição até domingo. Para mim, o melhor seria ir ver o filme, visto que é o único dia em que podemos ir juntas ao cinema. A praia está disponível durante todo o ano, Sofia! Por que razão queres tanto ir à praia no sábado? Pensava que não gostavas de passar o dia a apanhar sol!

Sofia: Concordo que sábado é o melhor dia para ir ver o filme, mas também me parece que não devemos desperdiçar um dia de calor e sol. E porquê? Porque temos passado muito tempo em casa e, como sabes, isso não é saudável. Precisamos de ar puro e de sol para repor a vitamina D! Se não quiseres ir à praia, podemos fazer um piquenique no parque ou uma caminhada na serra. Então, a minha proposta final é a seguinte: fazer uma atividade ao ar livre e ir ao cinema!

Ana: Eu não acho que seja possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo!

Sofia: Concordo! Ao mesmo tempo, é quase impossível! O plano era o seguinte: à hora de almoço, eu ia ter contigo, fazíamos um piquenique no parque (já que não pareces interessada na praia), passeávamos um pouco, jantávamos no centro comercial e assistíamos à sessão da noite. O que te parece?

Ana: Hum… é uma ótima ideia!

Sofia: Perfeito! Penso que não te vais aborrecer. Até sábado!

Ana: Também acho que não! Até sábado!

Argumentar em português: atividades

Realize as atividades que se seguem e:

1 – Expressões úteis para argumentar em português

2 – Argumentos a favor e contra…

Para cada um dos argumentos do diálogo, indique se é um argumento a favor ou um argumento contra a ida ao cinema.

3 – Hora de argumentar em português!

Complete o diálogo que se segue com as expressões mais adequadas:


Neste artigo, apresentámos-lhe algumas expressões úteis para começar a argumentar em português, mesmo em situações informais. Se quiser praticar mais conteúdos de português, explore os recursos didáticos gratuitos do Falar Português (clique aqui).

Precisa de motivação e disciplina para praticar português? Descarregue gratuitamente a agenda semanal Português em Dia! Clique na imagem!


Não perca as novidades do Falar Português e receba conteúdos exclusivos, subscrevendo a nossa newsletter!