Aprender português a jogar!

aprender português a jogar

Depois de muitos anos das nossas vidas passados na escola, todos nós temos algumas imagens nas nossas mentes sobre o que é aprender uma língua estrangeira.

Provavelmente, uma das primeiras memórias que tem de uma aula de língua estrangeira é a das longas fichas de gramática, com dezenas de exercícios: Complete os espaços com o verbo correto; Complete as frases com a preposição correta…É disto que se lembra, não é?

Estes exercícios de que falamos são os exercícios tradicionais de gramática, realizados não só por alunos estrangeiros, mas também por alunos nativos. No entanto, se acompanha o Instagram do Falar Português, já viu que falámos sobre uma alternativa aos exercícios tradicionais: os jogos.

Para lhe mostrar as vantagens de aprender português a jogar e alguns tipos de jogos que pode usar para estudar gramática, preparámos este artigo para si. Leia o artigo e experimente os nossos jogos!

Vantagens de aprender português a jogar

Em primeiro lugar, devemos referir que, muitas vezes, a diferença entre os exercícios tradicionais de gramática e os jogos didáticos não é uma diferença de conteúdo. A diferença está na forma como os conteúdos são apresentados e trabalhados.

Na verdade, estes dois tipos de atividades podem complementar-se porque permitem atingir o mesmo objetivo: consolidar estruturas gramaticais que, em alguns casos, precisam de ser memorizadas. Por exemplo, para aprender a conjugação verbal precisa de passar por uma fase de realização de exercícios de sistematização.

A solução não passa por eliminar os exercícios tradicionais, mas sim por associá-los a jogos, que têm muitos pontos positivos. Vejamos algumas das vantagens dos jogos lúdicos:

  • motivação – em geral, os jogos são muito atrativos e impedem a monotonia (muito característica dos exercícios tradicionais), aumentando o interesse do jogador.
  • recompensa imediata – nos jogos, há um sistema de recompensa que pode implicar ganhar pontos, vidas, emblemas ou evitar um castigo, como sair do jogo. Esses elementos são também importantes para aumentar a motivação.
  • emoção – como os jogadores ficam envolvidos no jogo e desejam obter as suas recompensas, estas atividades são muito emocionantes para os participantes.
  • trabalho em equipa – nos jogos realizados em grupo, como por exemplo o Escape Room, os jogadores devem resolver enigmas em grupo, sendo reforçado o espírito de equipa e as competências de colaboração.
  • criatividade – os jogos, por vezes, exigem que os jogadores coloquem em ação o seu pensamento criativo, desenvolvendo-o. Este é também o caso do Escape Room e de outros jogos que implicam a resolução de um problema.

Jogos para aprender português

Agora que já vimos algumas vantagens de aprender português através de jogos, deixamos-lhe dois exemplos de jogos que podem ser utilizados para praticar a conjugação verbal no modo indicativo.

Jogo de tabuleiro – Presente do Indicativo

Este jogo interativo reproduz os tradicionais jogos de tabuleiro e tem como objetivo praticar a conjugação de verbos no presente do indicativo. Pode ser jogado individualmente ou em grupo de até 4 pessoas.

Quiz – Tem queda para isto?*

Este jogo interativo segue o modelo do quiz e tem como elemento motivacional e emocionante o perigo de cair a cada resposta errada. O seu objetivo é praticar a conjugação de verbos no pretérito perfeito simples do indicativo.

*Ter queda para qualquer coisa significa ter vocação ou habilidade para fazer qualquer coisa.

Experimente estes jogos e outros disponibilizados pelo Falar Português (clique aqui) e conte-nos nos comentários se prefere praticar português com os exercícios tradicionais de gramática ou com jogos.

Para receber mais atividades exclusivas e ser uma das primeiras pessoas a receber informações sobre o primeiro produto do Falar Português (COM BÓNUS), subscreva a nossa newsletter!

Até ao lançamento da CAMPANHA DE NATAL + PRIMEIRO PRODUTO FALAR PORTUGUÊS, no dia 25 de novembro de 2020, aproveite para praticar o seu português de forma rápida e eficiente com a ajuda da agenda semanal Português em Dia. Clique na imagem e receba gratuitamente este recurso!