As tradições de S. Martinho em Portugal

as tradições de s. martinho em portugal

No próximo dia 11 de novembro, celebra-se o Dia de S. Martinho, uma data que anima os Portugueses.

Como se sabe, os Portugueses gostam de comer e beber e o Dia de S. Martinho é um excelente pretexto para o fazerem. Neste artigo, saiba mais sobre a lenda de S. Martinho e descubra as tradições de S. Martinho em Portugal.

A Lenda de S. Martinho

A celebração do Dia de S. Martinho tem origem numa lenda que remonta ao ano de 337 (século IV) e que teve como cenário a Gália (a atual França). Segundo esta lenda, Martinho, um cavaleiro gaulês, terá produzido um milagre. Complete o texto da atividade que se segue e saiba mais sobre esta lenda!

S. Martinho em Portugal: as tradições

S. Martinho é, muitas vezes, sinónimo de castanhas assadas! Este é o alimento típico desta época e, no Dia de S. Martinho, família e amigos juntam-se para o chamado magusto – festa em que se assam e comem castanhas.

Castanhas assadas

Além das castanhas, é também tradicional beber-se bebidas alcoólicas, tais como a água-pé e a jeropiga. A água-pé é uma bebida mais fraca do que o vinho, feita com os restos das uvas e água. Já a jeropiga é uma bebida doce que resulta da adição de aguardente ao mosto das uvas, antes do processo de fermentação. Também não nos podemos esquecer do que nos diz o provérbio: No S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho. É verdade! Esta é ainda a altura de se provar o vinho novo, produzido em setembro. Se quer saber mais sobre a tradição da vindima em Portugal, veja este artigo do Falar Português.

Em geral, na época do S. Martinho, além dos eventos familiares, são também organizadas festas e feiras em várias localidades de Portugal.

Reveja todo o vocabulário associado ao S. Martinho na atividade que se segue.

Se leu o artigo da semana passada sobre o Halloween e o Dia de Todos os Santos, já deve ter percebido que o fim do ano em Portugal é marcado por muitas celebrações com rituais e tradições muito próprios. Partilhe connosco nos comentários se as tradições de S. Martinho em Portugal são parecidas com as do seu país!

Para receber mais conteúdo exclusivo e saber em primeira mão quais são as surpresas que estamos a preparar para o mês de novembro, não se esqueça de subscrever a newsletter do Falar Português!

Se ainda não tem a agenda semanal Português em Dia, descarregue já este recurso grátis que lhe permitirá melhorar o seu português de forma simples, rápida e disciplina!