Canções de Natal portuguesas

canções de Natal portuguesas

Quando chegamos ao mês de dezembro, as canções de Natal começam a tocar um pouco por todo o lado. Será que conhece algumas canções de Natal portuguesas?

Neste artigo, selecionámos três canções de Natal portuguesas e preparámos algumas atividades de compreensão oral para praticar o seu português. Ouça as canções e descubra algum vocabulário de Natal. Se precisar de rever este vocabulário, releia este artigo.

Canções de Natal portuguesas

1 – “Queixa ao Pai Natal”, de Azeitonas

A banda Azeitonas é uma banda portuguesa do Porto, criada em 2002, que interpreta canções de grande sucesso em Portugal, tais como Quem És Tu Miúda? ou Anda comigo ver os aviões. Esta banda tem algumas canções de Natal e uma delas é Queixa ao Pai Natal.

Ouça a canção Queixa ao Pai Natal e faça a atividade seguinte.

2 – “Nesta Noite Branca”, de Anjos e Susana

A canção Nesta Noite Branca é um clássico no Natal dos portugueses. Os Anjos são uma banda portuguesa, formada pelos irmãos Sérgio e Nelson Rosado, que teve grande sucesso, sobretudo, nos anos 90 e no início dos anos 2000.

Ouça a canção e pratique o vocabulário de Natal.

3 – “A Todos Um Bom Natal”, Coro de Santo Amaro de Oeiras

Esta canção faz parte do imaginário de Natal de qualquer português. Lançada nos anos 80, esta é, provavelmente, a canção de Natal portuguesa mais conhecida. É quase obrigatória no Natal português!

Ouça a canção e complete-a na atividade seguinte.

E chegámos ao final desta viagem pelo Natal português, através de três canções de Natal portuguesas. Esperamos que escolha uma destas canções para surpreender a sua família e os seus amigos no dia de Natal.

Continue a acompanhar-nos e receba mais conteúdos e materiais exclusivos sobre o Natal e sobre outros tópicos da língua e da cultura portuguesas, subscrevendo a newsletter do Falar Português!