Canções para praticar a pronúncia do português

Para muitas pessoas, a pronúncia do português é complexa e, por esse motivo, procuram diferentes estratégias para praticarem os sons desta língua.

Neste artigo, temos uma proposta divertida para si: canções para praticar a pronúncia do português! Propomos-lhe atividades realizadas a partir de duas canções portuguesas, com o objetivo de praticar dois conjuntos de sons considerados difíceis por muitas pessoas: as consoantes fricativas e os sons nasais.

Canções para praticar a pronúncia do português

1 – As consoantes fricativas

Entre as consoantes fricativas encontramos as consoantes /v/, /f/, /z/, /s/, /ʒ/, /ʃ/, ou seja, encontramos muitos dos sons associados à letra <s> e à letra <x>, que causam, frequentemente, dificuldades a quem aprende português.

Para praticar estes sons, propomos-lhe uma atividade de compreensão oral a partir da canção Valsa Redonda, de Tiago Nacarato e Miguel Araújo. Nesta canção, todas as palavras em falta incluem consoantes fricativas. Após realizar estas atividades, divida as palavras em falta em grupos, de acordo com as consoantes fricativas que têm em comum. Seguidamente, leia as palavras dos diferentes grupos em voz alta.

2 – Os ditongos nasais

No blogue do Falar Português, já dedicámos um artigo aos sons nasais (reveja-o aqui). Para praticar os ditongos nasais, sugerimos uma atividade realizada a partir da canção Faço as Vontades, de Capitão Fausto.

Nesta atividade, deve completar a canção com as palavras em falta. Todas as palavras em falta incluem ditongos nasais, por isso, após realizar esta atividade, poderá repetir cada uma das palavras. Para aprofundar mais a tarefa, poderá também escrever frases nas quais inclua estas palavras, lendo essas frases em voz alta.

Para explorar outras formas de praticar a pronúncia do português europeu, reveja também este artigo do blogue do Falar Português e junte-se a nós nas Jornadas Da Pronúncia à Conversação: dicas e exercícios práticos, que serão realizadas nos dias 25 e 26 de maio de 2022, às 19h30 (hora de Lisboa). Inscreva-se já aqui!