Como aproveitar as férias para melhorar o seu português?

como aproveitar as férias para melhorar o seu português

Os meses de julho e de agosto são, para muitas pessoas, os típicos meses de férias. No hemisfério norte, este é o período das férias de verão e, talvez, o período mais relaxado do ano. Com estes meses, chega também uma oportunidade única de ter o que não tem nos restantes meses do ano que é… muito tempo livre.

Por vezes, a falta de tempo é referida como o principal motivo que impede a aprendizagem da língua portuguesa. Se tem férias nestes meses, já tem esse problema resolvido. Pode finalmente dedicar-se a melhorar o seu português. Por isso, neste artigo, damos-lhe algumas sugestões para aproveitar as férias para melhorar o seu português. Sim, sabemos que férias são sinónimo de descanso, mas prometemos que estas sugestões são muito leves e não vão ser difíceis de integrar na sua rotina de férias! Vamos lá!

Como aproveitar as férias para melhorar o seu português?

1 – Comece o dia a ler notícias em português

Mesmo durante as férias, é muito importante que se mantenha informado(a). O que é que acha de começar o dia a ler as notícias internacionais num jornal português? É um exercício muito simples, que poderá fazer antes de sair de casa, enquanto toma o pequeno-almoço ou na praia. Basta fazer uma pesquisa rápida na Internet e terá acesso a todos os jornais e revistas online portugueses. Se quiser perder ainda menos tempo, pode simplesmente visitar a secção de ligações úteis no site do Falar Português e, a partir daí, aceder aos jornais e revistas que desejar.

2 – Ouça podcasts em português

Os podcasts estão muito na moda e são um excelente recurso para melhorar as suas competências de compreensão oral em português. Só precisa de escolher o tema (notícias, humor, literatura, bem-estar, ensino de português) e ouvir durante minutos (ou horas!) os episódios que mais lhe interessam. Algumas sugestões: Fumaça (órgão de comunicação social independente), Governo Sombra (espaço de comentário da atualidade em tom bem-humorado), Maluco Beleza (podcast de entrevistas descontraídas) e 100 Legendas em Português (podcast da professora de português Cristina Barrancos).

3 – Veja filmes na Netflix

Neste artigo, já tínhamos sugerido que praticasse português através dos filmes disponibilizados em plataformas como a Netflix. Até há pouco tempo, apenas estavam disponíveis filmes em português do Brasil, mas agora já poderá ver filmes de Portugal, tais como A Canção de Lisboa e O Pátio das Cantigas.

4 – Tenha aulas de português mais leves e/ou mais curtas

Se está de férias, pode aproveitar algum do seu tempo livre para ter as aulas de português que sempre desejou. Algumas pessoas aproveitam as férias para fazer cursos intensivos de português, mas pode simplesmente aproveitar duas ou três horas de cada uma das suas semanas de férias para estudar português de forma mais estruturada. Se preferir aulas em versão mais leve e/ou curta, pode optar por sessões de cerca de 30 minutos, mais dedicadas à conversação, tais como algumas das aulas online do Falar Português (saiba mais aqui).

5 – Inscreva-se em cursos online assíncronos

Se não quer ter horários fixos durante as suas férias, pode optar por iniciar um curso online assíncrono. E pode ser mesmo só iniciar! Se tiver acesso ilimitado aos conteúdos do curso, poderá continuar a estudar depois de terminar as suas férias. Durante as férias pode dedicar-se um pouco mais e, depois de regressar ao trabalho, pode reduzir o ritmo do seu estudo. Um exemplo de curso online assíncrono é o Curso Online de Pronúncia do Português Europeu, do Falar Português, que, excecionalmente, terá uma aula em direto, via Zoom, no próximo dia 17 de julho de 2021, às 15 horas de Lisboa. Clique na imagem para saber mais sobre o curso.

Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões sobre como aproveitar as férias para melhorar o seu português. Partilhe nos comentários o que costuma fazer nas férias para praticar português!