Como melhorar a pronúncia do português europeu?

como melhorar a pronúncia do português europeu

Como melhorar a pronúncia do português europeu? é a questão mais ouvida nas aulas de português online do Falar Português.

Acreditamos que esta questão não é exclusiva dos nossos alunos e também não prometemos nenhum milagre. Prometemos, sim, alguns conselhos para escolher bem a forma de praticar a pronúncia do português europeu.

Quando escolhe um curso online, um manual de pronúncia do português ou qualquer outro material para praticar a pronúncia, deve ter atenção a algumas características desses materiais. Por isso, neste artigo, apresentamos-lhe os 5 passos para melhorar a pronúncia do português europeu de forma eficaz, que deverão estar incluídos nos materiais didáticos que escolhe.

5 PASSOS PARA MELHORAR A PRONÚNCIA DO PORTUGUÊS EUROPEU

1- Entender como produzir o som

Sabe exatamente o que acontece na sua boca, nariz e cordas vocais quando produz um determinado som? Certamente nunca pensou nisso ao produzir os sons da sua língua materna, mas para aprender uma língua estrangeira, como o português, esta informação é muito útil. É importante saber a posição da língua, se existe ou não um bloqueio à passagem do ar, se o ar passa pelo nariz e também se as cordas vocais vibram ou não.

Alguns sons têm características comuns, mas cada som é o resultado de uma combinação única de características muito fáceis de aprender! Por exemplo, são essas características que temos ensinado nas lições de pronúncia publicadas às quartas-feiras, no Instagram do Falar Português.

2- Identificar o som em áudios

Além de entender como produzir o som, deve também tentar identificar esse som em áudios muito diversificados. Nós aconselhamos que ouça canções, sobretudo, aquelas em que o som se repete, mas também leituras de poemas, trava-línguas ou entrevistas e outros discursos orais mais espontâneos. Pode encontrar alguns exercícios de compreensão oral aqui.

3- Praticar e avaliar a produção controlada do som

Para praticar o(s) som(ns) que está a aprender, numa primeira fase, deve repetir esses sons de forma controlada, ou seja, deve ouvir e repetir o som, de forma isolada, ou em palavras curtas nas quais está presente, tal como propomos nas atividades deste artigo sobre os sons nasais do português. Nesta etapa e nas etapas seguintes, é muito importante avaliar a correção da sua pronúncia com um(a) professor(a) ou através de atividades de feedback automático, tais como as atividades que temos enviado semanalmente para os subscritores da newsletter do Falar Português. Veja um exemplo de atividade de feedback automático abaixo.

Se quiser receber mais atividades como esta, subscreva a newsletter do Falar Português!



4- Praticar e avaliar a produção do som em tarefas guidas

Depois de praticar o(s) som(ns) de forma controlada, é necessário fazer tarefas guiadas de maior complexidade. Nestas tarefas, o objetivo não é repetir o som ou repetir palavras curtas, mas sim produzir frases ou textos curtos, seguindo um conjunto de regras. Por exemplo, se precisar de praticar o som /s/, pode produzir uma frase ou texto curto de apresentação pessoal, no qual todas as palavras devem conter o som /s/. Nesta etapa, a avaliação da pronúncia e as regras das tarefas devem ser controladas por um(a) professor(a). Por exemplo, as tarefas desta etapa são as tarefas que os alunos do Falar Português realizam nas nossas aulas de conversação.

5- Praticar e avaliar a produção do(s) som(ns) em situações de comunicação espontâneas

A última etapa da melhoria da sua pronúncia consiste em praticar o(s) som(ns) em situações de comunicação espontâneas, sem muita preparação prévia. Neste caso, a avaliação poderá ser feita por um(a) professor(a) de português, por exemplo, a partir da simulação dessas situações de comunicação espontâneas ou pelos falantes nativos com quem interage em situações reais de comunicação. Neste último caso, o primeiro critério de avaliação usado por um falante nativo é a compreensão ou não do que você diz. Se quiser, poderá também perguntar aos falantes nativos se está a pronunciar corretamente determinado(s) som(ns).

Estes são os 5 passos para melhorar a pronúncia do português europeu. Se procura cursos online ou outros materiais para melhorar a sua pronúncia, deve procurar materiais que incluam tarefas destas 5 etapas, tais como o primeiro curso online do Falar Português sobre a pronúncia do português europeu! Se quer receber materiais exclusivos sobre a pronúncia do português europeu, subscreva a newsletter e clique na imagem para saber mais sobre o Curso Online de Pronúncia do Português Europeu!