Como praticar o português falado?

Aprender uma língua estrangeira pode ser muito fácil. O grande desafio é, muitas vezes, o de praticar a língua aprendida com falantes nativos, não a esquecer e conseguir manter uma conversa de mais de um minuto. Precisamente a pensar nesse problema, no artigo desta semana, apresentamos três dicas para praticar o português falado.

Dica nº 1: Organize tertúlias de língua portuguesa

Com um único clique, pode encontrar grupos de professores/alunos de português em redes sociais como o Facebook. Mostre o seu interesse em organizar tertúlias de língua portuguesa na sua cidade e, certamente, vai encontrar outras pessoas da mesma cidade que querem participar. A partir daí, apenas têm de encontrar o local para a tertúlia ou, quem sabe, realizá-la online e libertar a imaginação. Eis algumas ideias de atividades para tertúlias:

  • refeições típicas de um país lusófono;
  • leituras conjuntas de obras de autores lusófonos;
  • concertos de música lusófona;
  • debates.

Dica nº 2: Participação em grupos de WhatsApp

O WhatsApp entrou nas nossas vidas e já faz parte das nossas rotinas. Não seria fantástico usá-lo para praticar português? Além de lhe permitir praticar o português falado, poderá ainda melhorar a escrita. A pensar nisso, no Falar Português, criámos um grupo de WhatsApp em que pode falar com portugueses e com outros alunos de português. Contacte-nos para fazer parte deste grupo!

Dica nº 3: Aulas de conversação

Se quer falar melhor português e ter a ajuda de um professor, as aulas de conversação são uma excelente solução. Aulas de conversação como as que propomos aqui podem ser a oportunidade perfeita para resolver alguns problemas de pronunciação, interagir com um falante nativo e até combater a timidez na hora de falar português.

Para receber mais dicas todas as semanas, subscreva a newsletter!