Conectores em português

Sente que, quando escreve e/ou fala em português, o seu discurso parece desarticulado? Sente que faltam algumas palavras importantes ao seu discurso? Esse problema tem solução!

Provavelmente, precisa de dominar melhor os conectores em português. Neste artigo, vai saber o que são os conectores, vai descobrir alguns deles e vai poder praticar a sua aplicação.

Os conectores em português

Os conectores são palavras invariáveis em género e número que permitem estabelecer ligações entre diferentes partes do seu discurso escrito e/ou oral. As relações que permitem estabelecer podem ser relações aditivas, conclusivas/explicativas e contrastivas. Na imagem baixo, encontra alguns exemplos de conectores para cada uma das diferentes categorias.

Ordene o texto!

Para praticar a aplicação dos conectores e entender melhor as relações que permitem estabelecer, vamos começar com um exercício de organização de um texto. Neste exercício, deverá ordenar os diferentes parágrafos do texto de forma lógica. Vamos lá!

Escolha o conector correto!

Praticamos um pouco mais? Neste segundo exercício, deverá completar o texto, colocando os conectores apresentados no espaço correto.

Desta forma, pôde ver diferentes conectores para cada uma das categorias, de maneira que possa produzir discursos escritos e orais mais coesos, coerentes e ricos do ponto de vista linguístico.

Leave a Reply