
Na semana em que se celebrou o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de maio, nasce um blog dedicado, precisamente, à Língua de Camões: o Falar Português. Língua de Camões e não só! Que dizer dos restantes 260 milhões de pessoas que, em quatro continentes, falam português, de todos os escritores que, depois de Camões, enriqueceram as várias literaturas lusófonas e de outros tantos curiosos que desejam aprender a falar português?
Para todos eles e, em especial, para quem quer aprender a bela língua portuguesa, preparámos um desafio para descobrir mais sobre a Lusofonia, com a promessa de um bom prémio no final! Preparado(a)? Avance para a primeira casa.
CASA 1: Quantas vozes tem a Língua Portuguesa?
Sabemos que a Língua Portuguesa é falada em quatro continentes, mas precisamos de descobrir ou relembrar quais os países nos quais o português é língua oficial. Resolva as palavras cruzadas com os nomes dos países de língua oficial portuguesa e registe a palavra-chave que encontrar. Essa palavra vai ser-lhe útil mais tarde!
CASA 2: Mestres da(s) Literatura(s) em português
Agora que conseguiu completar o desafio da CASA 1, resolva a sopa de letras. Nela estão presentes os apelidos de sete escritores lusófonos. Anote os dois apelidos que se escrevem com seis letras. Esses apelidos vão ser-lhe úteis na última etapa do desafio.
CASA 3: Um português e um brasileiro entram num bar…
Veja o vídeo que se segue entre o minuto 20’15” e 21’45”.
Complete a frase: Segundo Ricardo Araújo Pereira, a riqueza da Língua Portuguesa é distinguir entre os verbos _________ e _________.
CASA 4: Nome de código
Está quase a ganhar o seu prémio, mas, antes, tem de descobrir o seu nome de código!
O seu nome de código tem a seguinte estrutura:
1º Verbo do desafio da CASA 3 que começa pela letra “s”;
2º Um dos dois apelidos com seis letras da atividade da CASA 2;
3º Palavra descoberta no desafio da CASA 1.
O nome de código é: _ _ _ p _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
CASA 5: A um passo do prémio…
Veja o vídeo que se segue e descubra qual é o seu prémio. Para ver o vídeo, introduza o nome de código descoberto na CASA 4. Escreva todas as palavras sem espaços e em letra minúscula.
PARABÉNS! Conseguiu completar o desafio da Língua Portuguesa e conquistou o seu prémio! Contacte-nos para receber o seu troféu.
Para receber novos desafios e materiais de português língua estrangeira, subscreva a nossa newsletter aqui.
Excelente ! Tão bem feito este primeiro exercício do Falar Português já há três anos atrás. Rever os países onde se fala Português, os grandes escritores, e o grande desafio entre o uso dos verbos ” ser ” e ” estar ”
Obrigado professora Miranda pelo link do início de seu projeto, é muito interessante !
Frédéric
Muito obrigada pelo seu retorno, Frédéric! Espero que venham muitos mais anos de Falar Português.