Dia Europeu das Línguas

Dia Europeu das Línguas

No dia 26 de setembro, celebra-se o Dia Europeu das Línguas. Como no Falar Português acreditamos na importância da aprendizagem de várias línguas estrangeiras, neste artigo, vamos dar alguma atenção a esta importante data.

Neste artigo, vai descobrir o que é o Dia Europeu das Línguas e por que motivo é celebrado, e vai também poder responder a um questionário sobre esta celebração. Divirta-se!

Dia Europeu das Línguas

1. O que é o Dia Europeu das Línguas?

O Dia Europeu das Línguas é celebrado todos os anos no dia 26 de setembro. Esta data foi definidas pelo Conselho da Europa, após a celebração do Ano Europeu das Línguas, em 2001. Em 2021, assinala-se o 20º aniversário do Dia Europeu das Línguas, que é celebrado com eventos diversificados em todos os Estados-membros da União Europeia.

Os objetivos da celebração desta data estão relacionados, sobretudo, com a educação para a importância da aprendizagem de línguas, com a promoção da diversidade linguística e cultural na Europa e a sua valorização, e também com o incentivo à aprendizagem de línguas ao longo da vida e não exclusivamente em contexto escolar.

Este dia é celebrado em todos os Estados-membros da União Europeia, através de eventos muito diversificados que poderá consultar aqui.

2. Por que motivo é celebrado o Dia Europeu das Línguas?

Segundo a página oficial do Dia Europeu das Línguas, a celebração deste dia é uma forma de uma forma de reconhecer e valorizar o património linguístico da Europa. A verdade é que, neste continente, existem mais de 200 línguas diferentes! Além disso, celebrar o Dia Europeu das Línguas ganha ainda mais pertinência no contexto da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho, no qual o conhecimento de diferentes línguas estrangeiras (e não só do inglês) é cada vez mais valorizado.

É ainda importante sublinhar que, ao celebrar-se uma data como esta, chama-se também a atenção para a importância das línguas estrangeiras na aproximação entre pessoas de culturas e países diferentes, ultrapassando, assim, as diferenças culturais.

3. Será que sabe tudo sobre este dia e sobre as línguas da Europa?

Agora que já sabe mais sobre a celebração do Dia Europeu das Línguas, está na hora de testar os conhecimentos que adquiriu e também a sua cultura geral. Boa sorte!

Para celebrar o Dia Europeu das Línguas, explore os recursos didáticos do Falar Português e invista na aprendizagem desta língua. Conheça a oferta de aulas individuais, de cursos híbridos e de cursos online assíncronos do Falar Português.

Continue a acompanhar este projeto e receba conteúdos exclusivos, ao subscrever a newsletter.



Fonte: Site oficial do Dia Europeu das Línguas (https://edl.ecml.at/Home/tabid/1455/language/pt-PT/Default.aspx)