Dicas para bons resultados nos exames do CAPLE

dicas para bons resultados nos exames do CAPLE

Se deseja certificar oficialmente o seu nível de competência em português, é importante que realize um dos exames de português do CAPLE.

Os exames do CAPLE são exames de português língua não materna que lhe permitem certificar o seu nível de competência em português para fins profissionais, educativos ou outros. Estes exames são realizados em centros de avaliação reconhecidos (LAPE), que se encontram um pouco por todo o mundo. Ao longo do ano, existem várias épocas de exames. Para conhecer as datas dos exames e saber até quando se pode inscrever, deve consultar o site do CAPLE (clique aqui).

No entanto, antes de realizar algum dos exames do CAPLE, deve preparar-se bem. Por isso, neste artigo, damos-lhe algumas dicas para se preparar para o exame. Algumas destas dicas estão relacionadas com a prova, outras são mesmo anteriores à inscrição.

Dicas para bons resultados nos exames do CAPLE

1- Diagnostique o seu nível de língua

Quando se inscreve num exame do CAPLE, ninguém lhe exige que tenha um determinado número de horas de aulas de português nem lhe é pedido que comprove o seu nível de língua. Isto significa que, quando se inscreve no exame DEPLE, por exemplo, o seu objetivo é obter um certificado de nível B1.

No entanto, a responsabilidade de aprender e dominar os conteúdos desse nível é toda sua. Ao inscrever-se num exame de nível B1, é importante que já tenha feito um diagnóstico prévio que lhe garanta que esse é o seu nível, que já tenha tido aulas ou já tenha participado em cursos que o preparam para esse nível, como é o caso do Curso Híbrido de Português para Estrangeiros | Nível Intermédio (B1) do Falar Português (saiba mais aqui).

2- Familiarize-se com a estrutura do exame que vai fazer

Se já tem a certeza de que os seus conhecimentos são suficientes para realizar o exame de um determinado nível, o passo seguinte é familiarizar-se com a estrutura do exame. Veja quanto tempo tem disponível até à data do exame e realize diferentes modelos de exercícios de exame para as diferentes competências avaliadas. O ideal é que cada um desses exercícios seja corrigido por um(a) professor(a) que possa identificar as suas maiores dificuldades e ajudá-lo(a) a ultrapassar esses obstáculos. Esse é o trabalho que estamos a fazer com alguns dos alunos das aulas online do Falar Português e também com os alunos do Curso Híbrido de Português para Estrangeiros | Nível Intermédio (B1).

3- Explique por palavras suas

Em geral, nos exames do CAPLE, as partes de compreensão de leitura e de compreensão oral incluem exercícios de associação entre textos e frases que reformulam as ideias dos textos. Muitas vezes, os exercícios tornam-se difíceis porque não existem muitas palavras comuns entre o texto original e o texto correspondente. Por isso, treine a explicação das ideias dos textos escritos e orais por palavras suas, de forma que esteja mais sensibilizado(a) para a sinonímia e as estratégias de reformulação de ideias.

4- Pratique diálogos do quotidiano

Ao nível da expressão oral, vai encontrar, muito provavelmente, uma tarefa de interação com outro candidato a propósito de situações do quotidiano (exemplo: fazer propostas, convites, diálogos no comércio…). A partir do nível intermédio, é frequente que, nesses diálogos, precise de apresentar as suas ideias, persuadir a outra pessoa, concordar com ela ou discordar dela. Por isso, prepare-se para estas situações comunicativas.

5- Pratique a comunicação por escrito

Para se preparar para a avaliação da interação e produção escritas, não há nada melhor do que praticar a comunicação via e-mail. A este nível, é importante que pratique a comunicação eletrónica formal e informal e que esteja consciente das diferenças entre ambas. Pode também praticar a escrita de postais, bilhetes, notas, dependendo do nível de língua que vai ser avaliado.

6- Simule a realização do exame

Antes de realizar o exame, tire um dia para simular a realização do exame, respeitando os tempos destinados a cada uma das partes e também os intervalos. Desta forma, estará mais tranquilo(a) no dia do exame “real”.

7- Leia as questões com muita atenção

No dia do exame, além de ser necessário que chegue com tempo ao centro de exames, deve ter muita atenção ao ler as questões, sobretudo as questões de escolha múltipla que, por vezes, criam uma maior confusão e mais incertezas no momento de escolher a resposta correta.

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis para obter bons resultados nos exames do CAPLE. Se precisa de um acompanhamento profissional para uma melhor preparação, pode contar com as aulas de português online do Falar Português, totalmente personalizadas e adaptadas às necessidades dos alunos.

Para receber mais dicas e materiais exclusivos, subscreva a newsletter do Falar Português.