Ditongos orais do português

DITONGOS ORAIS DO PORTUGUÊS

No blogue do Falar Português, publicámos um artigo sobre os sons nasais do português, no qual lhe explicamos como pronunciar vogais e ditongos nasais da língua portuguesa. Além de ditongos nasais, o português tem também ditongos orais e é sobre eles que vamos falar neste artigo.

Em primeiro lugar, o que são ditongos orais? Em português, os ditongos orais são decrescentes, ou seja, correspondem a uma sequência de vogal oral + semivogal.

Neste artigo, saiba mais sobre as semivogais orais do português e sobre os ditongos orais. Pratique a sua pronúncia com a atividade que preparámos para si!

OS DITONGOS ORAIS DO PORTUGUÊS EUROPEU

A – As semivogais [j] e [w]

As semivogais [j] e [w] são pronunciadas como as vogais orais correspondentes ([i] e [u]), mas são produzidas de forma mais rápida e com menos energia.

B – Os ditongos orais com a semivogal [j]

Os ditongos orais com a semivogal [j] são [ɛj], [aj], [ɔj], [ɐj], [oj], [uj]. Ouça os ditongos e os exemplos de palavras nas quais os pode encontrar.

Ditongos orais com /j/Exemplos de palavras
[ɛj]anéis, fiéis, papéis (ouça aqui)
[aj]baixa, cai, pai (ouça aqui)
[ɔj]bóia, comboio, herói (ouça aqui)
[ɐj]jeito, leite, peixe (ouça aqui)
[oj]biscoito, boi, moita (ouça aqui)
[uj]cuida, fui, usufrui (ouça aqui)

C – Os ditongos orais com a semivogal [w]

Os ditongos orais com a semivogal [w] são [ɛw], [aw], [ew], [ɐw], [iw]. Ouça também estes ditongos e os exemplos de palavras.

Ditongos orais com [w]Exemplos de palavras
[ɛw]céu, chapéu, troféu (ouça aqui)
[aw]caos, grau, mau (ouça aqui)
[ew]ateu, comeu, meu (ouça aqui)
[ɐw]saudade (ouça aqui)
[iw]abriu, partiu, viu (ouça aqui)

D – Pratique os ditongos orais do português!

Depois de ouvir todos os ditongos orais do português e alguns exemplos de palavras, é o momento de testar a sua pronúncia! Leia as palavras e verifique se pronuncia corretamente os ditongos orais do português. Boa sorte!

Conseguiu realizar a atividade sobre os ditongos orais do português com sucesso? Partilhe connosco nos comentários! Se precisar de melhorar a pronúncia dos ditongos ou de qualquer outro som do português europeu, não se esqueça que pode contar com a ajuda do Curso Online de Pronúncia do Português Europeu do Falar Português, um curso de acesso ilimitado que vai melhorar a sua pronúncia de forma eficaz e tornar a sua comunicação mais clara! Clique na imagem para saber mais.

ditongos orais do português

Para se manter atualizado(a) e receber todas as novidades e conteúdos exclusivos do Falar Português, subscreva a newsletter!