Escrita criativa em português: alguns exercícios

Para quem aprende português, trabalhar a escrita é visto, muitas vezes, como um trabalho pouco interessante. No entanto, esse trabalho é necessário e útil para dominar os géneros escritos que circulam na sociedade e que, em algum momento, terá de produzir.

Se faz parte do grupo de pessoas para quem escrever não é interessante, nós mostramos-lhe que é possível melhorar a sua escrita através de desafios muito imaginativos, libertadores e até divertidos. Veja os cinco exercícios de escrita criativa que lhe propomos e aventure-se na escrita em português!

1. Comboio coletivo

Este exercício deve ser realizado por um grupo de, pelo menos, 3 elementos. Numa folha em branco, um dos elementos do grupo escreve uma frase, passando a folha a outro elemento do grupo. Daí em diante, cada elemento do grupo deve escrever uma frase relacionada com a última frase escrita.
ATENÇÃO: apenas pode ser lida a frase escrita pelo último elemento do grupo por quem a folha passou. Desta forma, o texto final será uma surpresa para todos.
Nós damos uma pequena ajuda e apresentamos a primeira frase do texto:

Era demasiado tarde e ninguém sabia o que fazer…

2. Poesia visual

Na poesia visual, a linguagem verbal articula-se com os elementos tipográficos. Neste exercício, convidamo-lo(a) a experimentar esta forma de poesia.
Pense numa palavra, a partir daí, faça uma lista de palavras que com ela se relacionem. Na sua lista, pode incluir as sílabas da palavra inicial, de forma isolada, ou a representação escrita de sons associados a essa palavra. No fim, organize as palavras da lista, dando-lhes a forma do objeto, animal ou pessoa que se associa à palavra inicial. Veja aqui o exemplo de um poema visual escrito por Salette Tavares, a partir da palavra “aranha”. Pode encontrar mais trabalhos da autora aqui.

NOTA: Para organizar a sua lista de palavras com a forma gráfica que deseja, pode utilizar recursos para criação de nuvens de palavras como este.

3. Anúncio para um emprego inovador

Imagine que trabalha no Departamento de Recursos Humanos de uma empresa. Na sua empresa, foi criado um emprego completamente inovador. Crie o anúncio para divulgação desse emprego. No anúncio, indique o nome do cargo, as funções a desempenhar, os requisitos (por exemplo, formação académica e experiência profissional exigidas) e a oferta da empresa (por exemplo, salário e outros privilégios). Veja o modelo de anúncio apresentado abaixo.

4- O vulto misterioso

Imagine que está a caminhar numa praia, sem os seus óculos, e avista ao longe um vulto muito misterioso e pouco nítido. Enquanto caminha e se aproxima desse vulto, a sua imagem torna-se mais nítida, mas, ainda assim, difícil de identificar.
Escreva um texto em que descreva como vê esse vulto nas diferentes etapas da sua caminhada e, na última linha do seu texto, revele a que corresponde esse vulto (uma pessoa, um animal, um objeto…).
O seu texto deve ter a seguinte estrutura:

Vejo um vulto… + (característica do vulto)

Caminho e ele torna-se… + (característica do vulto)

Agora está … + (característica do vulto)

Estou cada vez mais perto e este vulto parece-me… + (característica do vulto)

Perto, mais perto, e tenho uma revelação surpreendente. É um(a) + (indicar uma pessoa, um animal, um objeto…)

NOTA: Para realizar este exercício, deve utilizar o vocabulário das cores, das formas e dos tamanhos.

5. O meu livro de português

Possivelmente, começou a aprender português a partir de um livro destinado a alunos de português língua estrangeira. Durante todo o tempo que passaram juntos, esse livro não lhe disse nada, pois não? Neste exercício, pedimos-lhe que dê voz a esse livro. Imagine que é o seu livro de português e escreva sobre a sua experiência de vida e sobre como se sente agora que já não está a ser usado nas aulas de português.

Se deseja continuar a aventurar-se na escrita criativa em português, subscreva a newsletter e receba conteúdos exclusivos!