Estratégias para melhorar a expressão oral

Estratégias para melhorar a expressão oral

No Falar Português, dedicamos muitos conteúdos à expressão oral e às razões pelas quais pode sentir dificuldades em melhorar a sua comunicação oral (recorde este artigo e este).

Nas últimas semanas, nas redes sociais do Falar Português, temos falado sobre algumas ideias erradas que existem acerca da melhor forma de trabalhar a expressão oral. Nesta publicação de Instagram, apresentámos 4 ideias a rever para melhorar a sua expressão oral e, neste artigo, apresentamos-lhe 3 estratégias para corrigir essas ideias erradas e começar a melhorar a expressão oral. Para exemplificar cada uma das estratégias, mostramos diferentes etapas de um percurso didático baseado em imagens.

I – PONTO DE PARTIDA

Para lhe explicarmos as diferentes estratégias para melhorar a expressão oral, apresentamos como ponto de partida a atividade “A nossa história em fotos”.
Na atividade interativa que se segue, ao carregar no botão da máquina fotográfica, aparecerão fotografias e datas. Cada uma das fotografias corresponde a um momento diferente da vida de um casal. O objetivo é contar a história desse casal, introduzindo as informações que lhe são mostradas pelas fotografias. ATENÇÃO: as fotografias não estão organizadas cronologicamente! Em alguns momentos, poderá ter de voltar atrás no tempo.

 

II – ESTRATÉGIAS

1 – DEIXE A GRAMÁTICA ENTRAR NO JOGO!

Vamos falar de gramática. Sim, para melhorar a expressão oral, precisamos de gramática! Como imagina, para contar a história deste casal, precisa de conhecer muito bem os tempos do passado (por exemplo, o pretérito perfeito simples do indicativo, o pretérito imperfeito do indicativo e o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo). Já sabemos que, neste momento, está a pensar: “Não quero fazer mais exercícios tradicionais de gramática! Não quero conjugar mais verbos!.” Calma! Veja bem as nossas sugestões: se tiver muitas dúvidas em algum dos tempos do passado, escolha o percurso A; se se sentir confiante em relação ao tempos do passado, escolha o percurso B.

  • Percurso A – Antes de começar a contar a história do casal, faça uma breve revisão do tempo do passado mais difícil para si. Pode fazer alguns exercícios de gramática ou conjugar um verbo regular de cada um dos grupos (verbos terminados em -ar, -er e -ir) e um ou dois verbos irregulares que considere mais importantes para a atividade oral.
  • Percurso B – Inicie de imediato a atividade oral e, no fim, faça uma revisão do tempo verbal em que sentiu maiores dificuldades ou no qual surgiram mais erros ao contar a história do casal. A nossa sugestão é que faça exercícios sobre as dificuldades e erros específicos da atividade. Exemplo: se falhou a conjugação de verbos irregulares no pretérito perfeito simples do indicativo, deve procurar exercícios sobre esse conteúdo.

2 – A INTERAÇÃO É VITAL!

Será que pode fazer a atividade que lhe apresentámos sozinho(a)? Sim, pode, mas estará mais limitado(a) e não vai retirar o máximo proveito da atividade. Lembre-se de que está a aprender uma nova língua para comunicar com pessoas e, por isso, é importante que pratique essa língua em interação com pessoas. Podem ser professores, outras pessoas que estão a aprender a mesma língua ou quaisquer falantes nativos. O importante é que tenha alguém que, direta ou indiretamente, avalie a sua expressão oral. Quando falamos de avaliação, não falamos exclusivamente dos testes aplicados pelos professores. Se interagir com um falante nativo e ele não entender o que está a dizer, essa é uma forma de avaliação! Além disso, quando interagimos com alguém, a comunicação é enriquecida por comentários e novas perguntas que nos obrigam a explorar novo vocabulário e novas estruturas.

Por isso, contacte os seus colegas que aprendem português, os seus amigos lusófonos ou um(a) professor(a) de português para lhe contar a história do casal! Depois, espero que essas pessoas lhe façam perguntas sobre a história do casal, para que possa desenvolver mais as suas ideias.

CONSELHO: Esqueça as aplicações da Internet que lhe prometem a fluência sem qualquer forma de interação!

3 – TREINE O IMPROVISO E O IMPREVISTO!

Este é mais um dos motivos pelos quais precisa de interação com pessoas reais! Tem de treinar o improviso e o imprevisto. Nos primeiros meses de aprendizagem da língua portuguesa, é muito útil preparar diálogos para situações de comunicação específicas (no supermercado, no médico…) para ter consciência das características desses diálogos. No entanto, na vida real, vai ouvir e precisar de usar muitas palavras e estruturas que não estão previstas nesses diálogos.

Por isso, tal como dizemos a quem se inscreve nas aulas do Falar Português, o mais importante é preparar-se para todas as situações possíveis e, sobretudo, para as impossíveis. Por exemplo, nas nossas aulas de conversação, quando fazemos atividades como “A nossa história em fotos”, revelamos as imagens à medida que os alunos estão a contar a história, para que sejam surpreendidos por imagens que podem exigir uma mudança repentina na história contada. Por vezes, introduzimos também elementos perturbadores, tais como palavras proibidas. Pode encontrar mais alguns exemplos de exercícios para trabalhar a expressão oral aqui.

Esperamos que as três estratégias para melhorar a expressão oral lhe sejam úteis! Se precisa de praticar a conversação em interação com pessoas reais, aproveite a oportunidade de participar na Conversa Fiada, uma sessão de conversação especial aniversário do Falar Português, no próximo dia 8 de maio de 2021, às 15 horas (de Lisboa), via Zoom. A participação é gratuita e poderá inscrever-se através deste formulário. Atenção: só serão aceites 16 participantes!

Se sente que a sua expressão oral não é suficientemente clara, talvez o problema seja a sua pronúncia. Mas não se preocupe! Há uma solução eficaz para os seus problemas de pronúncia do português europeu. Saiba mais sobre o Curso Online de Pronúncia do Português Europeu, o primeiro curso online do Falar Português.

Durante todo o mês de maio, vamos celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o primeiro aniversário do Falar Português. Conheça todas as surpresas e eventos especiais em primeira mão, subscrevendo a newsletter do Falar Português.