Falar do futuro em português

falar do futuro em português

Há quem diga que devemos viver no momento presente, mas, por vezes, é necessário planear e falar sobre o futuro. Sente-se confortável para falar do futuro em português?

Em português, existem algumas estratégias e estruturas que nos permitem falar sobre o futuro. Duas das mais conhecidas e utilizadas são a estrutura ir + infinitivo e o futuro imperfeito do indicativo. Neste artigo, vamos explicar-lhe em que contextos deve utilizar cada uma das formas e damos-lhe a possibilidade de praticar com um conjunto de atividades interativas.

Falar do futuro em português

Futuro próximo: ir + infinitivo

A estrutura ir + infinitivo permite-nos falar de ações a realizar num futuro próximo. Esta é a estrutura mais utilizada no registo de língua corrente, quando se deseja falar de ações no futuro. Nesta estrutura, o verbo ir é conjugado no presente do indicativo. Recorde a conjugação do verbo ir.

VERBO IR

(eu) vou

(tu) vais

(ele/ela/você) vai

(nós) vamos

(eles/elas/vocês) vão

Pratique o uso desta estrutura na atividade que se segue.

Futuro imperfeito do indicativo

O futuro imperfeito do indicativo é usado, sobretudo, na língua cuidada e formal. Para conjugar um verbo no futuro imperfeito do indicativo deve adicionar as terminações do futuro ao infinitivo do verbo. Para conhecer as terminações do futuro imperfeito do indicativo, realize a atividade seguinte.

Os únicos verbos que têm um padrão de conjugação diferente são os verbos terminados em -zer, tais como dizer, fazer e trazer. Veja a conjugação destes verbos.

Dizer

(eu) direi

(tu) dirás

(ele/ela/você) dirá

(nós) diremos

(eles/elas/vocês) dirão

Fazer

(eu) farei

(tu) farás

(ele/ela/você) fará

(nós) faremos

(eles/elas/vocês) farão

Trazer

(eu) trarei

(tu) trarás

(ele/ela/você) trará

(nós) traremos

(eles/elas/vocês) trarão

Pratique a conjugação de verbos no futuro imperfeito do indicativo através da atividade seguinte.

Estas são as principais formas de falar do futuro em português. Qual é a que utiliza com mais frequência? Partilhe connosco nos comentários.

Se precisa de praticar este e outros tempos verbais do Modo Indicativo em português, explore o pack de jogos A Jogar, Eu Entendo… o Modo Indicativo, um pack de jogos do Falar Português. Clique na imagem para saber mais.

Continue a acompanhar o Falar Português e receba novidades exclusivas em primeira mão. Subscreva a nossa newsletter!