Grau comparativo de adjetivos e advérbios

grau comparativo de adjetivos e advérbios

Como já sabe, os adjetivos e advérbios têm diferentes graus. Neste artigo, explicámos o que é o grau superlativo de adjetivos e advérbios.

No artigo desta semana, damos-lhe a conhecer o grau comparativo de adjetivos e advérbios que, tal como o nome indica, permite-nos fazer comparações (por exemplo, entre pessoas, entre objetos…). Leia o artigo e pratique este conteúdo com as atividades que preparámos para si!

Grau comparativo de adjetivos e advérbios: formação

Em português, o grau comparativo de adjetivos e advérbios divide-se em grau comparativo de superioridade, grau comparativo de igualdade e grau comparativo de inferioridade. O grau comparativo de inferioridade é menos utilizado do que o grau comparativo de superioridade (Nota: nesta frase, usámos o grau comparativo de inferioridade!). Veja como pode fazer comparações de adjetivos e advérbios regulares.

GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE
MAIS + ADJETIVO/ADVÉRBIO + DO QUE
EXEMPLO: O Paulo é mais alto do que o Pedro.
GRAU COMPARATIVO DE IGUALDADE
TÃO + ADJETIVO/ADVÉRBIO + COMO
EXEMPLO: Eu canto tão bem como tu.
GRAU COMPARATIVO DE INFERIORIDADE
MENOS + ADJETIVO/ADVÉRBIO + DO QUE
EXEMPLO:
Este livro é menos interessante do que aquele livro.

No grau comparativo de superioridade existem alguns adjetivos e advérbios irregulares. Veja quais são na tabela abaixo apresentada.

ADJETIVOS/ADVÉRBIOSGRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADEEXEMPLOS
GRANDEMAIORA Lúcia é maior do que a sua irmã.
BOM/BEMMELHORO bolo da mãe é melhor do que o bolo da avó.
MAU/MALPIOREste concerto foi pior do que o concerto da semana passada.

Hora de praticar!

Agora que já conhece as regras de formação do grau comparativo dos adjetivos e advérbios em português, realize a atividade que se segue.

Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor as regras de formação deste grau de adjetivos e advérbios em português. Continue a praticar este e outros conteúdos gramaticais com os recursos didáticos do Falar Português (clique aqui). Para receber mais novidades e conteúdos exclusivos, subscreva a newsletter do Falar Português!