Halloween e Todos os Santos em Portugal

Halloween e Todos os Santos em Portugal

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, celebram-se o Halloween (ou Dia das Bruxas) e o Dia de Todos os Santos, respetivamente.

Em Portugal, o Halloween não faz parte do conjunto de celebrações tradicionais, mas tem conquistado muitos fãs nos últimos anos. Pelo contrário, o Dia de Todos os Santos é uma tradição antiga que, ainda hoje, reúne as famílias portuguesas.

Neste artigo, saiba mais sobre a forma como estas duas tradições são vividas em Portugal e teste os seus conhecimentos com as atividades interativas que preparámos para si.

O Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é bem conhecido em todo o Mundo. Com origem no festival celta de Samhain, esta festa é caracterizada pela sua associação a elementos sombrios como bruxas, fantasmas, caveiras.

Esses elementos são representados nas máscaras e fantasias, habitualmente, usadas neste dia. Vestidas com essas fantasias, as crianças reúnem-se na noite de dia 31 de outubro para ir pedir doces de porta em porta, repetindo a tradicional frase: “Doce ou travessura?” (Trick or treat, em inglês)

Além disso, a noite de Halloween é iluminada pelas abóboras colocadas nas janelas, com uma vela no seu interior.

Se quiser conhecer mais vocabulário associado ao Halloween, visite a página de Instagram do Falar Português e veja as publicações da semana temática dedicada ao Halloween (clique aqui).

Agora que já fez uma revisão dos seus conhecimentos sobre o Halloween, teste-os com o quiz que se segue!

O Dia de Todos os Santos

No dia 1 de novembro, celebra-se o Dia de Todos os Santos, uma tradição de origem católica.

Em Portugal, assim como noutros países, o dia 1 de novembro é um dia feriado, no qual as famílias prestam homenagem aos seus familiares que já morreram, levando flores aos cemitérios. Este dia antecede do Dia de Finados, celebrado a 2 de novembro.

À semelhança do que acontece no Halloween, no dia 1 de novembro, as crianças vão de porta em porta, com um saco de pano na mão, para pedir doces e também pão, frutos secos e romãs, numa tradição conhecida como Pão por Deus. Normalmente, as crianças também dizem alguns versos, que diferem em função das regiões de Portugal. No Falar Português, conhecemos bem um dos versos ditos na região do Alto Alentejo: “Bolinho santinho cá para o meu saquinho!“.

Nos últimos anos, esta tradição tem perdido força, sobretudo nas cidades. Ainda assim, neste dia, as famílias ainda costumam reunir-se, dedicando-se, por exemplo, a fazer bolos.

Para não se esquecer desta tradição, responda às questões do quiz que se segue!

E no seu país? Que tradições existem nesta altura do ano? Partilhe connosco nos comentários! Queremos muito conhecer outras tradições além do Halloween e do Dia de Todos os Santos em Portugal!

Para saber mais sobre a cultura portuguesa e receber materiais exclusivos, não se esqueça de subscrever a newsletter do Falar Português!

Faltam dois meses para terminar o ano de 2020 e ainda não cumpriu o objetivo de melhorar o seu português? Resolva já esse problema com a agenda semanal Português em Dia e melhore o seu português com exercícios rápidos e simples. Clique na imagem e descarregue a agenda gratuitamente!