
A língua portuguesa é conhecida por ser uma língua que, além de um Infinitivo Impessoal, tem também um Infinitivo Pessoal. Bem… na verdade, tem dois Infinitivos Pessoais: o Infinitivo Pessoal Simples e o Infinitivo Pessoal Composto.
No blogue do Falar Português, já dedicámos um artigo ao Infinitivo Pessoal e outro artigo ao contraste entre o Infinitivo Pessoal e o Presente do Conjuntivo.
Neste artigo, vamos falar-lhe sobre os contextos de aplicação e sobre a flexão de verbos no Infinitivo Pessoal Composto. No final do artigo, encontra uma atividade para praticar os seus conhecimentos!
1 – Contexto de utilização do Infinitivo Pessoal Composto
O Infinitivo Pessoal Composto utiliza-se nos mesmos contextos em que se utiliza o Infinitivo Pessoal Simples (depois de construções impessoais, de preposições e de locuções prepositivas), mas distingue-se por ser utilizado para falar de ações terminadas. Essas ações terminadas podem ser:
- ações do passado. Exemplo: Depois de termos ido à feira, ficámos a conversar.
- ações do futuro terminadas em relação a outras ações também do futuro. Exemplo: Depois de termos terminado o trabalho, poderemos ir à feira.
2 – Flexão de verbos no Infinitivo Pessoal Composto
O Infinitivo Pessoal Composto é formado pelo verbo auxiliar ter (no Infinitivo Pessoal Simples) e o particípio passado do verbo principal. Veja os exemplos do seguintes verbos:
FALAR | BEBER | PARTIR |
(eu) ter falado (tu) teres falado (ele/ela/você) ter falado (nós) termos falado (eles/elas/vocês) terem falado | (eu) ter bebido (tu) teres bebido (ele/ela/você) ter bebido (nós) termos bebido (eles/elas/vocês) terem bebido | (eu) ter partido (tu) teres partido (ele/ela/você) ter partido (nós) termos partido (eles/elas/vocês) terem partido |
3 – Hora de praticar!
Pratique a utilização do Infinitivo Pessoal Simples e do Infinitivo Pessoal Composto com a atividade que se segue.
O Infinitivo Pessoal Simples e Composto é um dos conteúdos mais importantes do nível B2. Se gostaria de atingir este nível de português, conheça o Curso Híbrido de Português para Estrangeiros | Nível Pós-Intermédio (B2) aqui.
Continue a receber dicas e materiais exclusivos, subscrevendo a newsletter do Falar Português aqui!