Infinitivo Pessoal Composto

Infinitivo Pessoal Composto

A língua portuguesa é conhecida por ser uma língua que, além de um Infinitivo Impessoal, tem também um Infinitivo Pessoal. Bem… na verdade, tem dois Infinitivos Pessoais: o Infinitivo Pessoal Simples e o Infinitivo Pessoal Composto.

No blogue do Falar Português, já dedicámos um artigo ao Infinitivo Pessoal e outro artigo ao contraste entre o Infinitivo Pessoal e o Presente do Conjuntivo.

Neste artigo, vamos falar-lhe sobre os contextos de aplicação e sobre a flexão de verbos no Infinitivo Pessoal Composto. No final do artigo, encontra uma atividade para praticar os seus conhecimentos!

1 – Contexto de utilização do Infinitivo Pessoal Composto

O Infinitivo Pessoal Composto utiliza-se nos mesmos contextos em que se utiliza o Infinitivo Pessoal Simples (depois de construções impessoais, de preposições e de locuções prepositivas), mas distingue-se por ser utilizado para falar de ações terminadas. Essas ações terminadas podem ser:

  • ações do passado. Exemplo: Depois de termos ido à feira, ficámos a conversar.
  • ações do futuro terminadas em relação a outras ações também do futuro. Exemplo: Depois de termos terminado o trabalho, poderemos ir à feira.

2 – Flexão de verbos no Infinitivo Pessoal Composto

O Infinitivo Pessoal Composto é formado pelo verbo auxiliar ter (no Infinitivo Pessoal Simples) e o particípio passado do verbo principal. Veja os exemplos do seguintes verbos:

FALARBEBERPARTIR
(eu) ter falado
(tu) teres falado
(ele/ela/você) ter falado
(nós) termos falado
(eles/elas/vocês) terem falado
(eu) ter bebido
(tu) teres bebido
(ele/ela/você) ter bebido
(nós) termos bebido
(eles/elas/vocês) terem bebido
(eu) ter partido
(tu) teres partido
(ele/ela/você) ter partido
(nós) termos partido
(eles/elas/vocês) terem partido

3 – Hora de praticar!

Pratique a utilização do Infinitivo Pessoal Simples e do Infinitivo Pessoal Composto com a atividade que se segue.

O Infinitivo Pessoal Simples e Composto é um dos conteúdos mais importantes do nível B2. Se quer chegar ao nível B2 em 2022, junte-se a nós no webinar grátis Do Nível A2 ao Nível B2 de português em 2022!, que será realizado no dia 26 de janeiro, às 18h30 (hora de Lisboa). A inscrição é obrigatória! Inscreva-se já aqui!