Infinitivo Pessoal ou Modo Conjuntivo?

INFINITIVO PESSOAL OU MODO CONJUNTIVO

No Falar Português, já dedicámos alguns artigos ao Infinitivo Pessoal (aqui) e ao Modo Conjuntivo (aqui). Mas, será que sabe quando usar o Infinitivo Pessoal ou o Modo Conjuntivo?

Em geral, com as chamadas construções impessoais (ser + adjetivo (+que)), poderá usar o Infinitivo Pessoal ou o Modo Conjuntivo. No entanto, deve conhecer as regras que lhe permitem escolher entre uma ou outra forma de conjugar os verbos.

Neste artigo, descubra essas regras e pratique os seus conhecimentos sobre os usos do Infinitivo Pessoal e do Modo Conjuntivo.

Construções impessoais: ser + adjetivo (+ que)

O Infinitivo Pessoal e o Modo Conjuntivo podem ser usados com construções impessoais, tendo sentidos equivalentes. No entanto, deve ter muita atenção para verificar se a palavra que está presente ou não. Se a construção impessoal omitir a conjunção que, deve usar o Infinitivo Pessoal. Mas, se a conjunção que estiver presente, deve usar o Modo Conjuntivo. Assim, as fórmulas a fixar são as seguintes

  1. SER + ADJETIVO + INFINITIVO PESSOAL
  2. SER + ADJETIVO + QUE + MODO CONJUNTIVO

Observe o quadro com alguns exemplos de usos de construções impessoais com o Infinitivo Pessoal e com o Modo Conjuntivo (Presente).

Infinitivo Pessoal ou Modo Conjuntivo

Infinitivo Pessoal ou Modo Conjuntivo

A – Complete as frases.

Complete as frases com os verbos no Infinitivo Pessoal ou no Modo Conjuntivo.

B – Complete o texto I.

Complete o texto com os verbos propostos no Infinitivo Pessoal ou no Modo Conjuntivo.

C- Complete o texto II.

Complete o texto apresentado com os verbos corretamente conjugados, conforme as instruções.

Agora que já sabe como usar corretamente o Infinitivo Pessoal e o Modo Conjuntivo em português, pode começar a diversificar mais o seu discurso! Na sua opinião, é mais fácil usar o Infinitivo Pessoal ou o Modo Conjuntivo? Partilhe connosco nos comentários!

Se quer continuar a receber mais recursos para melhorar o seu português, não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!

Se deseja rever este e outros conteúdos da língua portuguesa, de forma mais personalizada, experimente os serviços de aulas individuais do Falar Português. Agende já uma aula grátis aqui!