Masculino ou feminino? O género das palavras em português

Para quem aprende português, o género das palavras é um dos conteúdos que causa mais dificuldades e incorreções ao longo do processo de aprendizagem.

As razões podem ser muito diversificadas e têm como referência a língua materna de quem aprende português. Por isso, se a sua língua materna só tem género neutro, se tem o género neutro, além dos géneros masculino e feminino, ou ainda se a marcação do género masculino e feminino é feita de forma diferente do português, prepare-se para ter muito trabalho!

Neste artigo, encontra atividades sobre três categorias de nomes que lhe podem criar alguns problemas no momento de identificar o seu género e uma atividade extra sobre a concordância em género:

A – Palavras masculinas terminadas em -a

Uma das primeiras regras que aprende em português está relacionada com a formação do masculino e do feminino em português. Em geral, nomes e adjetivos de género masculino terminam em -o e nomes e adjetivos de género feminino terminam em -a. Mas, existem algumas exceções. Em português, existem alguns nomes do género masculino terminados em -a. Na atividade seguinte, vai ter de identificar as palavras masculinas terminadas em -a.

B – Palavras terminadas em -e: comuns de dois ou femininas?

Muitos nomes terminados -e, em português, são comuns ao género masculino e feminino e a distinção entre os dois géneros é marcada pelos determinantes artigos. É o caso de palavras como “estudante”. No entanto, existem também alguns nomes terminados em -e cujo género é exclusivamente feminino. Realize a atividade seguinte e descubra alguns desses nomes.

C – Masculino vs. feminino: radicais diferentes.

Em português, existem ainda nomes cujos radicais são diferentes no masculino e no feminino. É o caso de “homem” (masculino)/”mulher” (feminino). Complete a atividade que se segue e descubra as formas do feminino das palavras apresentadas.

D – A concordância em género

Por fim, propomos-lhe uma atividade na qual deverá identificar o género dos nomes destacados, tendo em conta a concordância com palavras, tais como determinantes artigos e adjetivos.

Esperamos que estas atividades sejam úteis para si! Se for hispanofalante, reveja este direto no canal de YouTube do Falar Português e descubra algumas palavras de género diferente em português e espanhol. E não se esqueça! Continue a praticar e melhore diariamente o seu português com os recursos gratuitos do Falar Português e também com as nossas aulas, cursos e produtos recomendados.

Se quer ser uma das primeiras pessoas a receber todas as novidades, atividades e conteúdos exclusivos do Falar Português, não se esqueça de subscrever a newsletter.