Materiais recomendados para estudar gramática

materiais recomendados para estudar gramática
Sharon McCutcheon | Unsplash

Se está a estudar português com o apoio de professores, certamente, tem acesso a materiais muito ricos e diversificados. No entanto, a nossa experiência diz-nos que, mesmo as pessoas que têm aulas de português, sentem necessidade de praticar alguns conteúdos da gramática do português, de forma autónoma, com exercícios suplementares.

Normalmente, nessa altura, surge a grande questão: QUE MATERIAIS USAR?

Neste artigo, apresentamos-lhe um conjunto de materiais recomendados para estudar gramática, que usamos nas nossas aulas e aconselhamos aos nossos alunos.

MATERIAIS RECOMENDADOS PARA ESTUDAR GRAMÁTICA

Nas recomendações que se seguem, pode encontrar alguns materiais com exercícios tradicionais de gramática e materiais interativos e lúdicos. Saiba mais sobre as diferenças entre os dois tipos de materiais neste artigo.

1. Gramática Aplicada – Português para Estrangeiros, de Carla Oliveira e Luísa Coelho (Texto Editores)

Este é, provavelmente, o material de apoio que mais recomendamos aos nossos alunos e que mais usamos nas nossas aulas de português online. Esta gramática tem dois volumes. O primeiro inclui conteúdos dos níveis A1 a B1 (QECR), e o segundo inclui conteúdos dos níveis B2 e C1 (QECR).

Na nossa opinião, as grandes vantagens destas gramáticas são:

  • a organização em diferentes unidades, que correspondem a cada um dos conteúdos previstos nos diferentes níveis do QECR;
  • a inclusão, em cada unidade, de uma página de apresentação teórica do conteúdo gramatical (de forma breve e clara);
  • a inclusão de uma página de exercícios práticos, ao lado da página de apresentação teórica;
  • a apresentação de exercícios de revisão no final do livro;
  • a apresentação de tabelas de conjugação verbal no final do livro;
  • a inclusão de soluções para todos os exercícios do livro.

Quanto a nós, este é um excelente material para quem estuda e/ou ensina português língua estrangeira. Se quiser saber mais sobre estas gramáticas, CLIQUE NAS IMAGENS.

2. Recursos didáticos Falar Português

Quase todas as semanas, partilhamos novos recursos didáticos no blogue do Falar Português e, na verdade, esses recursos são utilizados, muito frequentemente, nas nossas aulas ou, de forma autónoma, pelos nossos alunos.

Na sua maioria, esses recursos são interativos e são ideais para quem gosta de atividades mais dinâmicas, digitais, que possam ser realizadas no seu computador, smartphone ou tablet. Pode encontrar essas atividades aqui.

3. Pack de jogos A Jogar, Eu Entendo… O Modo Indicativo

No dia 25 de novembro de 2020, lançámos o primeiro produto Falar Português: o pack de jogos A Jogar, Eu Entendo… O Modo Indicativo.

Este pack de jogos acabou de ser lançado mas já é muito usado nas aulas do Falar Português, com grande sucesso! Com estes jogos, pode praticar a conjugação de verbos em todos os tempos do modo indicativo, de forma descontraída e divertida, individualmente ou em grupo.

materiais recomendados para estudar gramática

No A Jogar, Eu Entendo… O Modo Indicativo, incluem-se:

  • listas de verbos regulares e irregulares conjugados no modo indicativo;
  • 6 jogos de tabuleiro sobre conjugação de verbos regulares no modo indicativo (versão digital + versão imprimível);
  • 6 conjuntos de 20 cartas sobre conjugação de verbos irregulares no modo indicativo (versão digital + versão imprimível).

Para saber mais sobre o pack de jogos, clique aqui!

Estes são alguns dos materiais recomendados para estudar gramática, com o objetivo de ajudá-lo(a) na sua caminhada em direção à fluência nesta língua! Para tornar essa caminhada mais fácil, pode ainda contar com a ajuda da agenda semanal Português em Dia do Falar Português! Clique na imagem para recebê-la gratuitamente!

Continue a receber mais novidades e ofertas exclusivas Falar Português, subscrevendo a nossa newsletter!