Melhorar a interação e a produção orais em português: materiais de apoio

melhorar a interação e a produção orais

Um dos maiores desejos de quem aprende português é melhorar a interação e a produção orais. Em alguns artigos do nosso blogue, já apresentámos ideias para praticar a comunicação oral, estratégias para melhorar a expressão oral e propusemos também alguns exercícios de conversação.

Neste artigo, vamos mais longe e apresentamos-lhe três materiais de apoio com uma grande variedade de exercícios para praticar as competências orais em língua portuguesa, particularmente úteis para professores de português. Se é aluno(a) de português, poderá também realizar algumas destas atividades com o apoio de amigos e/ou professores que interajam consigo e corrijam as suas produções.

Melhorar a interação e a produção orais em português: materiais de apoio

1 – Por Falar Nisso – Manual de Expressão Oral em Português, de Ana Boléo e Rita Dourado

O livro Por Falar Nisso… apresenta tarefas de expressão oral para todos os níveis previstos no Quadro Europeu Comum de Referência (nível A1 a C2), num conjunto de 60 atividades por nível. Estas atividades estão organizadas em três domínios diferentes: privado (exemplos de temas: família, viagens…), profissional (exemplos de temas: educação, empreendedorismo…) e público (exemplos de temas: serviços, saúde…). As atividades propostas estão pensadas para diferentes tipos de dinâmicas (interação em pares, mesa-redonda, interação presencial). Do ponto de vista cultural, os exercícios estão centrados, sobretudo, em aspetos da cultura portuguesa.

Pode saber mais sobre o livro no site da editora Lidel (clique aqui)*.

2 – Batendo Papo – Fale e aprenda de maneira interativa, de Andrea Gaui e Vanessa Fonseca Babini

O livro Batendo papo – fale e aprenda de maneira interativa é um livro que apresenta um conjunto de 45 atividades, divididas por três níveis (básico, intermediário e avançado). Cada atividade tem um lado A e um lado B, com o objetivo de valorizar o seu caráter interativo e lúdico. Apesar de as atividades serem pensadas para a interação em pares, têm um grande potencial de adaptação em função dos objetivos e metodologias dos professores.

Concebidas, sobretudo, para incentivar a produção oral em português, as atividades do Batendo Papo cruzam a oralidade com alguns conteúdos de gramática e têm uma forte componente cultural, dando a conhecer muitos aspetos da vida quotidiana dos brasileiros e da cultura brasileira, em geral.

O livro está disponível em versão física (clique aqui) e digital (clique aqui).

3 – Dois Dedos de Conversa, de Andrea Gaui, Maria Inês Miranda e Vanessa Fonseca Babini

Resultado de uma parceria com o Falar Português, nasceu o livro Dois Dedos de Conversa, uma versão em português europeu do Batendo Papo. Apesar de apresentar uma estrutura igual à do Batendo Papo, o Dois Dedos de Conversa centra-se em aspetos culturais portugueses e conteúdos linguísticos característicos do português europeu.

Assim, no Dois Dedos de Conversa mantém-se o caráter interativo e lúdico, sendo apresentadas características da cultura e da vida quotidiana dos portugueses, expressões idiomáticas e ditados populares de Portugal e estruturas linguísticas próprias do português europeu (exemplo: estar a + infinitivo). O livro Dois Dedos de Conversa está disponível apenas em versão digital. Clique na imagem para saber mais.

*Não se trata de ação publicitária ou qualquer outra parceria remunerada.

Agora, já sabe com que materiais pode contar para melhorar a interação e produção orais em português. Se está a aprender português, só precisa de encontrar um(a) colega, um(a) amigo(a) ou um(a) professor(a) que possa interagir consigo e fazer algumas correções. Se ensina português, pode enriquecer as suas aulas com algumas atividades destes materiais complementares. Bom trabalho!