Modalidades de aprendizagem do português: escolha a sua

modalidades de aprendizagem do português

Se deseja continuar a aprender português, é importante saber quais os melhores materiais de estudo para si, mas também quais as melhores modalidades de aprendizagem do português.

Quando se pensa em aprender uma língua, pensa-se, frequentemente, em aulas individuais ou em grupo, com um(a) professor(a), em regime presencial ou online. A verdade é que esta é só uma de várias possibilidades diferentes e é possível que não seja a modalidade mais adequada para si. Já pensou nisso?

Neste artigo, vamos apresentar três modalidades de aprendizagem do português e indicar para que perfis de alunos são mais recomendadas, em função dos objetivos dos alunos, do seu tempo disponível e da sua autonomia na realização das tarefas. Leia o artigo até ao fim e descubra qual é a modalidade de aprendizagem mais adequada ao seu perfil!

3 MODALIDADES DE APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS

A – MODALIDADE SÍNCRONA

A modalidade síncrona é a modalidade em que as aulas são realizadas em tempo real, com o(a) professor(a) e o(s) aluno(s) presente(s). Um exemplo desta modalidade são as aulas individuais online do Falar Português.

> Para quem é recomendada a modalidade síncrona?

A modalidade síncrona é recomendada para quem tem os seguintes objetivos:

  • ter um acompanhamento mais personalizado;
  • preparar-se para fins específicos;
  • interagir oralmente com um(a) professor(a) e/ou colegas.

Além disso, esta é a melhor opção para os alunos que têm mais tempo disponível e são menos autónomos e disciplinados no seu estudo.

B – MODALIDADE ASSÍNCRONA

Na modalidade assíncrona, toda a aprendizagem é feita em autonomia pelo(a) aluno(a), através de vídeo-aulas, fichas de trabalho e outros materiais didáticos. Nesta modalidade, não existem aulas síncronas nas quais alunos e professor(a) estejam presentes em tempo real. Por exemplo, o Curso Online de Pronúncia do Português Europeu do Falar Português funciona na modalidade assíncrona. 

> Para quem é recomendada a modalidade assíncrona?

A modalidade assíncrona é recomendada para quem tem os seguintes objetivos:

  • aprender as regras gerais do português;
  • trabalhar em autonomia;
  • escolher o seu ritmo de aprendizagem.

Esta modalidade de aprendizagem é mais adequada para pessoas que têm pouco tempo disponível ou horários muito inconstantes, e para pessoas que conseguem gerir autonomamente o seu estudo.

C – MODALIDADE HÍBRIDA

Na modalidade híbrida, uma parte da aprendizagem é feita pelo(a) aluno(a) em autonomia e, pontualmente, são realizadas aulas síncronas (presenciais ou online) para esclarecimento de dúvidas e/ou treino das competências orais. Este é o caso dos cursos nos quais pode aprender toda a teoria através de vídeo-aulas e aplicar essa teoria em tarefas de conversação nas aulas síncronas.

> Para quem é recomendada a modalidade híbrida?

A modalidade híbrida é recomendada para quem tem os seguintes objetivos:

  • aprender as regras gerais do português;
  • interagir com um(a) professor(a) e/ou colegas;
  • escolher o seu ritmo de aprendizagem.

Na modalidade híbrida, tem de gerir autonomamente o estudo dos conteúdos teóricos e/ou a realização de algumas atividades de aplicação, mas tem um acompanhamento mais constante do(a) professor(a) do que na modalidade assíncrona. Nesta modalidade, precisa de ter tempo disponível para participar nas sessões síncronas que se realizam com uma periodicidade definida pelo(a) professor(a).

No Falar Português, acreditamos que é muito positivo ter autonomia para aprender português ao seu ritmo e, ao mesmo tempo, receber um acompanhamento personalizado da parte do(a) professor(a). Por isso, brevemente, vamos abrir inscrições para o primeiro curso híbrido do Falar Português: o Curso Híbrido de Português para Estrangeiros | Nível Intermédio (B1)!

MODALIDADES APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS

No Curso Híbrido de Português para Estrangeiros | Nível Intermédio (B1), os alunos têm acesso a vídeo-aulas e atividades interativas para praticarem a gramática, a compreensão oral, a compreensão escrita e a produção escrita em autonomia, e praticam a conversação em sessões síncronas, realizadas via Zoom, duas vezes por mês. Saiba mais na página do curso e entre na lista de espera para a próxima turma do curso!

Se estava indeciso(a) quanto à melhor forma de aprender português, esperamos que este artigo tenha sido uma preciosa ajuda para escolher a melhor modalidade de aprendizagem do português para si. Bom trabalho!