O mês de janeiro em provérbios

O MÊS DE JANEIRO EM PROVÉRBIOS

Chegámos a janeiro, o primeiro mês de um novo ano, o mês das resoluções, dos desejos e do planeamento do ano que se inicia. Janeiro é tudo isto e muito mais e, neste artigo, o objetivo é descobrir o mês de janeiro em provérbios portugueses.

No nosso blogue, já dedicámos alguns artigos a provérbios portugueses (clique aqui e aqui) e agora chegou a vez de descobrir os significados de 5 provérbios portugueses sobre o mês de janeiro e, com eles, as características deste mês em Portugal.

O MÊS DE JANEIRO EM PROVÉRBIOS

Ao contrário do que já fizemos noutros artigos sobre provérbios portugueses, neste artigo, queremos desafiá-lo(a) a descobrir o significado dos 5 provérbios que apresentamos abaixo através de um conjunto de atividades didáticas. Preparado(a)? Observe os 5 provérbios.

1 – Janeiro e fevereiro, enche ou vaza o celeiro.

2 – Janeiro fora, mais uma hora.

3 – Janeiro quente traz o Diabo no ventre.

4 – Bons dias em janeiro enganam o homem em fevereiro.

5 – Chuva em janeiro e sem frio, vai dar riqueza ao estio.

Antes de realizar as atividades que se seguem, deve lembrar-se de que, em Portugal, o mês de janeiro é um dos meses de inverno. Esta informação pode ajudá-lo(a) a descobrir o significado de alguns dos provérbios apresentados.

OS PROVÉRBIOS E OS SEUS SIGNIFICADOS

Para descobrir os significados dos 5 provérbios, realize a atividade que se segue.

A partir da atividade anterior, é possível adivinhar algumas características do mês de janeiro em Portugal. Descubra-as na atividade seguinte.

Agora que explorou o mês de janeiro em provérbios, resta-nos desejar-lhe um Excelente Ano 2021, sempre a aprender mais sobre a língua portuguesa. Como o mês de janeiro é também o mês de planeamento do ano que se inicia, aproveite o calendário anual do Falar Português! É um recurso gratuito, pensado para ajudá-lo(a) a fazer do português uma prioridade em 2021! Clique na imagem para descarregar o calendário.

o mês de janeiro em provérbios

Continue a receber conteúdos e novidades em exclusivo, durante o ano 2021, subscrevendo a newsletter do Falar Português!