O Natal em português: símbolos e gastronomia

o natal em português

No próximo dia 25 de dezembro, celebra-se o Natal um pouco por todo o Mundo e, por essa razão, preparámos para si um artigo especial que celebra o Natal em português.

Neste artigo, além de poder descobrir o vocabulário associado a alguns dos símbolos universais do Natal, pode também saber mais sobre a comida típica do Natal português. Preparado(a) para iniciar as celebrações?

O NATAL EM PORTUGUÊS

I – SÍMBOLOS DO NATAL

Quando começa o mês de dezembro, há alguns símbolos do Natal que passam a fazer parte do cenário das nossas vidas. O Pai Natal, os sinos, a árvore de Natal… Descubra mais vocabulário do português utilizado para falar destes símbolos na atividade interativa que se segue.

II – COMIDA PORTUGUESA DE NATAL

Bolo-rei, filhós, bacalhau… Já ouviu falar destas especialidades? Sabe o que são? Se nunca ouviu falar destas especialidades da gastronomia portuguesa, está a perder informação sobre o Natal português! Mas, não se preocupe!

Explore a imagem abaixo e tente adivinhar os nomes de algumas das especialidades típicas do Natal português. Bom apetite!

III – UMA HISTÓRIA DE NATAL

Agora que já conhece o vocabulário associado aos símbolos e à comida portuguesa de Natal, está na hora de soltar a sua criatividade e criar uma história de Natal, oralmente ou por escrito.

Folheie o livro apresentado abaixo e conte a história que, para si, é apresentada nas imagens. Chame os seus amigos, a sua família, todas as pessoas que adorem falar português, e conte-lhes estas aventuras natalícias!

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o Natal em português e que se sinta dentro do espírito natalício! Partilhe nos comentários como é vivido o Natal no seu País.

Continue a descobrir mais curiosidades sobre a língua portuguesa todas as semanas e subscreva a nossa newsletter!