O outono em Portugal

Chegou o mês de outubro, um dos meses de outono no Hemisfério Norte. O outono é a estação do ano que faz a transição entre o verão e o inverno e, em Portugal, após um verão de muitas festas, o outono chega também com várias tradições e… mais festas!

Assim, neste artigo, vai saber mais sobre o outono em Portugal, conhecendo as principais tradições que marcam os meses de setembro, outubro e novembro. No entanto, antes de saber mais sobre as tradições de outono portuguesas, reveja algum vocabulário associado a esta estação na atividade interativa que preparámos para si.

O outono em Portugal

Vocabulário de outono

Na atividade interativa que encontra abaixo, vai poder rever algum vocabulário associado ao outono, através da associação de cada uma das imagens à palavra correta.

Tradições de outono em Portugal

1- Mercados e feiras de outono

Nos meses de outono, são realizados mercados e feiras de Norte a Sul do País, com o propósito de celebrar esta época do ano e vender os produtos típicos, tais como as castanhas, as batatas doces, as romãs e os frutos secos. Como verá a seguir, alguns desses mercados e feiras são organizados a pretexto de algumas celebrações mais concretas.

2 – As vindimas

Muitos desses mercados e feiras de início de outono são dedicados à temática das vindimas, uma vez que o mês de setembro é o mês em que são colhidas as uvas e em que começa a ser produzido o vinho. É importante não nos esquecermos que Portugal é um país com uma grande produção de vinho!

Saiba mais sobre o tema das vindimas neste artigo do blogue do Falar Português.

3 – O Halloween e o Dia de Todos os Santos

Os dias 31 de outubro e 1 de novembro são também dois dias de festa, correspondendo, respetivamente, ao Dia de Halloween (ou Dia das Bruxas) e ao Dia de Todos os Santos.
Apesar de ser uma tradição importada, o Halloween ganha cada vez mais força em Portugal, sendo o pretexto para a organização de festas, para iluminar as janelas com as famosas abóboras ou sair de casa a gritar “Doce ou travessura!”.

No dia seguinte, dia 1 de novembro, algumas famílias reúnem-se para prestarem homenagem aos entes queridos já falecidos. Mesmo que seja uma tradição cada vez menos vivida, em algumas regiões de Portugal, neste dia, as crianças ainda saem à rua para o Pão por Deus. Conheça esta tradição aqui.

4 – O São Martinho

Em novembro, no dia 11, celebra-se o Dia de São Martinho não só em festas privadas que reúnem familiares e amigos, mas também nalguns dos mercados e feiras de que falámos anteriormente.

Nesta altura, os Portugueses reúnem-se à volta da mesa e comem castanhas e batatas doces assadas, frutos secos, bebem o vinho novo, a jeropiga e a água-pé. Se quiser conhecer melhor esta tradição, veja também este artigo do blogue do Falar Português.

E é assim que se vive o outono em Portugal! Partilhe nos comentários quais são as principais tradições de outono no seu país e se já conhecia alguma destas tradições portuguesas.