Programas culturais em português… a partir de casa

programas culturais em português

O ano 2020 e este início de 2021 têm obrigado muitas pessoas a ficar em casa mais tempo do que era habitual. Passar mais tempo em casa é, muitas vezes, sinónimo de falta de atividades para ocupar o tempo livre, em especial de falta de programas culturais. Se no seu país, tal como em Portugal, o ano 2021 começou com cinemas, teatros e salas de espetáculos fechados devido à pandemia de Covid-19, estará, nesta altura, a pensar na possibilidade de organizar programas culturais em casa.

Pensando em quem está nesta situação e não só, esta semana, trazemos-lhe algumas sugestões de programas culturais em português que poderá fazer a partir de casa. Uma solução para ocupar o tempo livre e melhorar o seu português!

PROGRAMAS CULTURAIS EM PORTUGUÊS… A PARTIR DE CASA

1 – Visitas virtuais a museus

As visitas virtuais a museus não são uma novidade e não são exclusivas da realidade portuguesa. No entanto, se nunca visitou Portugal ou se não conhece bem o património artístico do País, poderá aproveitar para visitar virtualmente alguns dos museus e monumentos mais célebres do património português.

Alguns exemplos de museus e monumentos que poderá visitar são a Fundação Serralves, o Museu do Azulejo, a Torre de Belém ou o Museu Nacional de Arte Antiga.

2 – Uma sala de cinema na sua casa

Se não pode ir a uma sala de cinema, poderá criar uma sala de cinema na sua casa. Além de algumas opções gratuitas (que podem ter restrições em função do país onde se encontra), como é o caso da RTP Play, algumas plataformas de streaming apresentam também uma oferta alargada de filmes em língua portuguesa (português europeu e/ou do Brasil). É o caso da Netflix, que disponibiliza filmes e séries brasileiros, e da plataforma de cinema independente Filmin. Esta última está disponível em Portugal, em Espanha e no México, e, no último ano, tem exibido os filmes de festivais de cinema que não puderam realizar-se nas salas de cinema físicas.

3 – Peças de teatro online

Numa altura em que as salas de espetáculos tiveram de fechar as suas portas, também o teatro se reinventou e passou os seus palcos para o digital.

Alguns teatros portugueses, tais como o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e o Teatro Nacional S. João, no Porto, mantêm a sua programação com transmissão online. Saiba mais nos sites destes teatros.

Estas são apenas algumas sugestões para organizar programas culturais em português na sua casa e continuar a conhecer melhor a língua portuguesa e o património cultural que lhe está associado.

Para continuar a receber mais sugestões para facilitar o seu caminho para a fluência em português, não se esqueça de subscrever a newsletter do Falar Português!