Provérbios do mês de agosto

PROVÉRBIOS DO MÊS DE AGOSTO

Em português, existem muitos provérbios e ditados populares dedicados às diferentes estações, aos diferentes eventos e meses do ano, tal como vimos neste artigo sobre o mês de janeiro e neste artigo sobre a vindima.

Muitas vezes, estes provérbios ilustram a sabedoria popular sobre os trabalhos agrícolas e dão-nos algumas informações sobre as características dos diferentes meses do ano, por exemplo, em relação aos produtos predominantes em cada um dos meses em Portugal. Neste artigo, damos-lhe a conhecer 5 provérbios do mês de agosto.

1 – Corra o ano como correr, o mês de Agosto há-de aquecer.

O mês de agosto é um dos meses de verão no hemisfério norte e este provérbio relembra-nos uma das suas características mais evidentes: o calor.

Na sabedoria popular, diz-se que o mês de agosto será sempre quente, independentemente do que acontecer e independentemente do estado do tempo nos outros meses do ano.

2 – Agosto amadura, setembro derruba.

Agosto é um mês de verão mas, logo no mês de setembro, começa o outono. Por isso, enquanto em agosto a fruta se torna madura, no mês seguinte, mês de outono, é a altura de começarem a cair os frutos e folhas das árvores.

3 – Em agosto, toda a fruta tem seu gosto.

Precisamente por ser o mês em que a fruta se torna mais madura, é também o mês em que a fruta tem o seu sabor mais apurado, o seu gosto mais característico.

4 – Em agosto, nem vinho nem mosto.

Tradicionalmente, o mês de setembro é o mês da vindima e o mês em que começa a produção de vinho, como pôde ver neste artigo. Por isso, no mês anterior, o mês de agosto, ainda não há vinho nem há mosto, que é o produto da fermentação parcial do sumo de uva.

5 – Trovoadas em Agosto, abundância de uva e mosto.

Apesar de ainda não haver vinho nem mosto, existem alguns sinais de que a colheita de uva e a produção de vinho vão ter sucesso. Segundo a sabedoria popular, um desses sinais são as trovoadas do mês de agosto, que prometem uma excelente produção de vinho.

Estes são alguns do provérbios do mês de agosto que fazem parte da cultura portuguesa. E no seu país? Também existem provérbios ou ditados populares sobre o mês de agosto? Partilhe connosco nos comentários.

Para continuar a conhecer mais curiosidades sobre a língua e a cultura portuguesas, subscreva a newsletter do Falar Português.