Qual é o meu nível de português?

qual é o meu nível de português

Se aprende português de forma autónoma ou se recebeu um certificado de nível de português há muitos anos, provavelmente, há uma questão que está presente na sua cabeça: qual é o meu nível de português agora?

Conhecer o seu nível de proficiência em português pode ser uma exigência profissional ou académica, mas também pode ser uma necessidade pessoal. Muitos alunos do Falar Português definem os seus objetivos de aprendizagem da língua portuguesa em função dos níveis que querem alcançar (por exemplo, para se candidatarem a exames do CAPLE) e, para saberem qual é o nível a atingir, precisam de saber qual é o nível a partir do qual começam a trabalhar.

Nestas situações, é muito importante que procure um(a) professor(a) que o(a) ajude a diagnosticar o seu nível ou que utilize um instrumento de diagnóstico que possa aplicar em autonomia. Neste artigo, apresentamos-lhe três sugestões de instrumentos de diagnóstico do seu nível de português.

1 – Portefólio Europeu de Línguas (Conselho da Europa)

O Portefólio Europeu de Línguas é um instrumento criado pelo Conselho da Europa, à luz dos princípios do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Este instrumento permite fazer uma autoavaliação do seu percurso de aprendizagem de línguas e do seu nível de proficiência, além de lhe permitir registar todas as experiências interculturais e linguísticas relevantes. Pode ver aqui um dos modelos de Portefólio aprovados em Portugal e destinado a jovens com mais de 16 anos e adultos.

2 – Teste de nível do BabeliUM (Universidade do Minho)

O BabeliUM é um centro de línguas da Universidade do Minho, uma universidade portuguesa, e disponibiliza no seu site um teste de nível de português língua estrangeira.

Para aceder ao teste de nível, clique aqui.

3 – Teste de nível do Curso Híbrido de Português para Estrangeiros | Nível Intermédio (B1)

Na Semana 0 do Curso Híbrido de Português para Estrangeiros | Nível Intermédio (B1), do Falar Português, encontra também um teste de nível, através do qual poderá verificar o seu domínio de conteúdos dos níveis A1 e A2. Brevemente, estará disponível um teste de nível mais alargado, que lhe permitirá avaliar também o domínio de conteúdos dos níveis A1 a B1.

Este teste de nível é também obrigatório para quem quer inscrever-se na turma 2 deste curso, que abrirá no final do mês de janeiro de 2022. Clique na imagem para saber mais sobre o curso e entrar na lista de espera.

Agora que já sabe como é que pode identificar o seu nível de português, está na hora de definir o seu plano de trabalho para fazer progressos. Se precisa de ajuda, participe no webinar Do nível A2 ao nível B1 de português em 2022, que será realizado no próximo dia 26 de janeiro, às 18h30 (hora de Lisboa). O evento é gratuito, mas a inscrição é obrigatória! Clique aqui para se inscrever.