Santos Populares em Portugal

santos populares em portugal

Em Portugal, o mês de junho é marcado pelas célebres festas dos Santos Populares, que levam as pessoas para os chamados arraiais. Os Santos Populares são Santo António (celebrado a 13 de junho), São João (celebrado a 24 de junho) e São Pedro (celebrado a 29 de junho). Duas das celebrações mais famosas em Portugal são as de Santo António, em Lisboa, e de São João, no Porto, apesar de o mês de junho ser um mês de festa em todo o País.

Como a época dos Santos Populares está associada a música, a um conjunto de símbolos e diversão, neste artigo, apresentamos-lhe alguns símbolos das festas dos Santos Populares, uma canção associada a esta época do ano e também uma atividade para criar quadras para o seu manjerico. Divirta-se!

Santos Populares em Portugal

1 – Símbolos dos Santos Populares

As festas dos Santos Populares estão associadas a símbolos de diferentes naturezas, tais como símbolos gastronómicos ou tradições específicas da celebração de cada Santo. Explore as imagens e descubra quais são os símbolos e/ou tradições que representam.

2 – Uma marcha: São João Bonito, de Lenita Gentil

Esta época do ano está também associada a um género musical popular: a marcha. Ouça a famosa marcha São João Bonito, de Lenita Gentil, e complete a canção com as palavras em falta.

3 – Quadras para o manjerico

O manjerico é a planta que simboliza os Santos Populares e é também conhecido como “erva dos namorados”, porque a tradição ditava que os namorados oferecessem um manjerico às suas namoradas, na altura do Santo António. Relacionado com o amor, o manjerico é vendido com um cravo de papel e uma quadra, normalmente, alusiva à temática do amor. Preparado(a) para criar quadras para os manjericos? Treine o seu talento no exercício seguinte!

Já conhecia alguns destes símbolos e tradições dos Santos Populares em Portugal? E no seu país? Também existem tradições como estas no mês de junho? Partilhe nos comentários uma festa popular do seu país.

Continue a acompanhar o Falar Português e receba no seu e-mail mais informações e atividades sobre a cultura portuguesa, subscrevendo a newsletter do Falar Português!