Vantagens dos cursos híbridos de português

vantagens dos cursos híbridos de português

Neste artigo do blogue do Falar Português, pôde conhecer três modalidades de aprendizagem do português e também os perfis de alunos para os quais são mais recomendadas.

No artigo desta semana, vamos analisar mais atentamente as vantagens dos cursos híbridos de português. Relembramos que um curso híbrido é um curso no qual uma parte da aprendizagem é feita em autonomia pelo aluno através de vídeo-aulas, de atividades interativas e/ou fichas de trabalho, e outra parte do trabalho é feita de forma síncrona através de aulas presenciais ou online.

Este tipo de cursos exige alguma disciplina e organização da parte dos alunos, mas o acompanhamento do(a) professor(a) é mais constante. Por isso, é uma boa opção a partir do nível intermédio de português, porque o aluno já tem conhecimentos básicos de língua portuguesa que lhe permitem compreender melhor os conteúdos aprendidos em autonomia. Ao mesmo tempo, pode esclarecer dúvidas e aprofundar os seus conhecimentos nas aulas síncronas. Quer conhecer mais vantagens dos cursos híbridos? Leia o artigo até ao fim!

Vantagens dos cursos híbridos de português

1 – Liberdade de tempo e de espaço

Esta é uma das principais vantagens dos cursos híbridos de português: a liberdade de tempo e de espaço! Só consegue estudar português a partir das 23 horas, mas não encontra nenhuma escola de línguas aberta a essa hora nem nenhum professor disponível? Não há problema! Pode ligar o seu computador ou o seu telemóvel e assistir a uma vídeo-aula sobre o Pretérito Imperfeito do Indicativo e fazer alguns exercícios para praticar.

Além disso, através de um curso híbrido pode aprender português com professores que vivem a 2000km, 3000 km de si ou até mais longe! Mas, atenção! Estes cursos têm sempre sessões síncronas, realizadas com uma frequência definida pelo(a) professor(a) ou pela escola. Essas sessões podem ser presenciais ou online. Se forem presenciais, precisa de estar perto do seu professor ou da sua professora. No caso das sessões online, pode estar em qualquer parte do Mundo, mas já sabe que tem de estar disponível à hora da sessão. Esse é o único momento em que tem menos liberdade de tempo.

2 – Acompanhamento de professor(a)

Nos cursos online assíncronos, é habitual ter o acompanhamento de um(a) professor(a) que esclarece as suas dúvidas através de e-mail, de grupos de Facebook ou através de qualquer outra ferramenta de comunicação eletrónica. Nos cursos híbridos, é possível comunicar através de qualquer uma dessas ferramentas e, além disso, pode encontrar o(a) professor(a) nas sessões síncronas. Se é uma pessoa que precisa de ter um contacto mais direto com o(a) professor(a) para apresentar as suas dúvidas, este tipo de cursos é uma boa opção para si!

3 – Interação com colegas de curso

Nos cursos híbridos, há ainda a vantagem de poder interagir com os colegas de curso nas sessões síncronas. Se gosta de se sentir integrado numa comunidade para ter mais motivação para aprender português, num curso híbrido vai ter a oportunidade de criar essa comunidade, mesmo com encontros menos frequentes do que num curso síncrono em grupo.

4 – Possibilidade de praticar a conversação

Além da interação com colegas e professores, as sessões síncronas dos cursos híbridos são uma excelente oportunidade para praticar a conversação. Isto significa que pode organizar a sua aprendizagem em função do (pouco) tempo disponível, sem perder a possibilidade de praticar a comunicação oral em português. Esta é uma vantagem dos cursos híbridos em relação aos cursos assíncronos de português.

5 – Preço mais reduzido

Finalmente, há outro fator que também tem muita importância: o preço! Como os cursos híbridos têm menos sessões síncronas e exigem menos horas de presença do(a) professor(a), o seu preço é, geralmente, mais reduzido.

Estas são as principais vantagens de aprender português através de cursos híbridos, que reúnem o melhor dos cursos síncronos e o melhor dos cursos assíncronos!

Se pensa que os cursos híbridos de português são a melhor opção para si, conheça o primeiro curso híbrido do Falar Português: o Curso Híbrido de Português para Estrangeiros | Nível Intermédio (B1). Neste curso, os alunos têm acesso a vídeo-aulas e atividades interativas para praticarem a gramática, a compreensão oral, a compreensão escrita e a produção escrita em autonomia, e podem praticar a conversação em sessões síncronas, realizadas via Zoom, duas vezes por mês. Saiba mais na página do curso e entre na lista de espera para a próxima turma do curso!